:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor


Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     TEATRO

Pequeno Sonho em Vermelho
Valmir Junior*

Inspirado na tela de mesmo nome de Wassily Kandinsky, de 1925, "Pequeno Sonho em Vermelho" trata de situações cotidianas e suas implicações em pequenas cenas, sempre com a atmosfera de sonho e a cor vermelha sugeridos pelo título, com um pequeno detalhe que remete à obra original: o espetáculo usa e abusa de um plano não muito utilizado em peças convencionais - o plano aéreo. Para isso, foi recrutada a Cia. Linhas Aéreas (sugestivo o nome, não?), com um trabalho circense, presente aqui entre piruetas, quedas e performances acrobáticas, misturadas ao texto de tom p(r)o(f)ético e ao mesmo tempo natural de Fernando Bonassi.

A peça é dinâmica, tem ritmo apropriado, diversão de sobra e muito para os olhos verem. É sensorial, mas há o que se pensar e contemplar. Apesar da falta de profundidade nos temas de cada cena, a Cia. Livre abusa das coreografias inventivas e bem equilibradas em relação à interpretação de seus atores, salvo um e outro. O cenário é outro destaque à parte, possibilitando ao seus atores o vôo onírico que necessitam, cheio de planos e em diferentes alturas e parafernálias que giram, como cadeiras, sofás e um poliedro (se é que é isso). Soma-se aí a maravilhosa iluminação de Domingos Quintiliano, que ganhou o Prêmio Shell SP de 2004.

Um dos trechos mais interessantes é aquele em que uma personagem se atraca com uma geladeira, transformando-a em sua amante, assim como aquele em que o grupo todo se amontoa em um sofá de três lugares, só que este está suspenso por cabos de aço a uma altura considerável, entre outras cenas inspiradas.

"Pequeno Sonho em Vermelho" é um sonho realizado para que saiamos leves e lépidos do teatro, de certa forma alegres e, no meu caso, com uma imensa vontade de fazer acrobacia, mas... afinal, não é exatamente isso que fazemos todos os dias?


"Pequeno Sonho em Vermelho" - Com a Cia. Linhas Aéreas - Dir.: Francisco Medeiros e Lucienne Guedes. Texto: Fernando Bonassi. Elenco: Bel Mucci, Dany Rabello, Erica Stoppel, Milhem Cortaz, Natália Presser, Ricardo Rodrigues e Ziza Brisola. Onde: Centro Cultural São Paulo - R. Vergueiro, 1000, Paraíso, ao lado do metrô Vergueiro. Sex. e Sáb., às 21h. Dom., às 20h30. Até 14 de Novembro. Ingresso: R$ 12,00.