:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
cultura
terceiro setor
artes visuais
cinema
dança
fotografia
literatura
música
teatro
internet
entrevistas
agenda cultural


Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     TEATRO

Olhos Recém-Nascidos

Valmir Junior*

Denise Stoklos. Basta esse nome soar e quem assistiu espetáculos desta atriz evoca trechos de pura emoção. É inesquecível mesmo. E este trabalho mais uma vez destaca a evolução da atriz: sua renovação.

O Teatro Essencial instituído pela mesma, onde, em termos sintéticos, é necessário apenas um ator e sua expressão corporal, ganha novos ares agora, talvez uma evolução, talvez apenas uma leve desviada em direção à experimentação. Denise Stoklos deixou de lado o que a consagrou (a pantomima, por exemplo) e deixa-se quase estática, conferindo poder e força dramática em pequenos mas essenciais gestos e indicando ao espectador no que ele se concentrará: sua voz. Inteligentemente inspirada, como ela mesma cita, no ator norte-americano Spalding Gray, Denise foca sua habilidade em sua voz ao transmitir esse espetáculo de "luto e renascimento".

Cenário quase limpo e poucos recursos cenográficos: um pano branco enorme onde são projetadas imagens diversas, uma mesa onde está o texto da peça que ela lê (e faz parte do recurso) e a cadeira com respingos do que parece ser sangue além de um copo com água e o microfone.

Denise fala de seu pai, sua mãe, seus avós, episódios que lhe são caros e enreda o espectador na narrativa, levando a uma reflexão que, primeiramente, parece superficial, mas logo após torna-se devastadora, empreendendo sentido vasto e enigmático a nossas vidas. O recurso, segundo ela mesma, oferece a oportunidade de estreitar laços da atriz com a platéia, invocando a a emoção forte.

Denise só esqueceu uns detalhes: nas poltronas deveriam estar lenços, um caderno de anotações, além, é claro, de uma caneta com muita tinta, pois há muito o que aprender. Se um luto fabricou tudo isso, imaginem o que mais pode vir desta atriz magnífica.

"Olhos Recém-Nascidos" - Direção/Texto/Atuação: Denise Stoklos. Onde: Teatro Popular do Sesi - Av. Paulista, 1.313, Metrô Trianon-Masp. Sábado e Domingo, às 16h. Até 5 de Dezembro. Ingresso: Grátis.



*Valmir Junior
"Paulista, 23 anos, virginiano e doido por chocolate. Esse é Valmir Junior, um ator amador (ou amador ator?), fã de teatro (claro), filmes, exposições e outros assuntos relacionados à Arte (além de ser um bom garfo também). É a primeira vez que resenha para um site e dá medo nele, mas o desafio já foi aceito, então: "Merda!!!" (Não levem a mal! É "Boa Sorte" no Teatro)."