:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     TEATRO

"LIBERDADE, LIBERDADE" INAUGURA PROJETO TEATRO NAS UNIVERSIDADES, A PARTIR DE 25 DE ABRIL, EM SP

Quatro décadas após ser encenado pela primeira vez, o espetáculo "Liberdade, Liberdade", de Flávio Rangel e Millôr Fernandes, ganha nova montagem para iniciar o projeto Teatro nas Universidades.

A partir de 25 de abril, quando estréia no Teatro da Fundação Getúlio Vargas, cumpre uma temporada de quarenta apresentações ao longo do primeiro semestre, em diversos espaços universitários da Capital e da Grande São Paulo - numa realização da Nicete Bruno Produções Artísticas e da Cia. Jaboticaba de Cinema e Teatro.

A iniciativa de "Teatro nas Universidades" é da Associação Comercial de São Paulo, que, no dia 28 de abril - juntamente com os realizadores e os patrocinadores - Santander Banespa, Gerdau e Grupo Votorantim - recebe seus convidados para a sessão de lançamento oficial, no Teatro Cultura Artística - Sala Esther Mesquita, a partir das 20h.

Com direção de Cibele Forjaz e trazendo no elenco Renato Borghi, Débora Duboc, Élcio Nogueira, Paulo Goulart Filho e Celso Sim, "Liberdade, Liberdade" combina política, poesia, humor e música a partir de trechos de obras clássicas, que vão do julgamento do filósofo grego Sócrates à malandragem carioca de Moreira da Silva.

A concepção - A versão original estreou num teatro improvisado no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1965, com Paulo Autran, Tereza Rachel, Nara Leão e Oduvaldo Vianna Filho, numa produção conjunta do Teatro Opinião e do Teatro de Arena de São Paulo.

A nova montagem procura evidenciar uma das características mais marcantes do texto: a reinterpretação do passado para se falar do presente. Em sua concepção, "Liberdade, Liberdade" é capaz de abordar temas universais para atingir outros mais específicos permite leituras atemporais - e é justamente este contraponto que conduz toda a encenação.

Sinopse - Os valores humanos, em sua maioria, têm o seu conceito variável no tempo e no espaço. Uma grande exceção é o conceito de liberdade. Ele é o mesmo para os mais diversos povos e tem se mantido inalterado através dos tempos.

"Liberdade, Liberdade" recorre a 56 personagens para rever e reavaliar este tema, aplicando-o à realidade atual. Em cena, os atores se revezam na interpretação de textos clássicos de autores como Sócrates, Marco Antonio, Platão, Abraham Lincoln, Martin Luther King, Castro Alves, Anne Frank, Danton, Winston Churchill, Vinícius de Moraes, Geraldo Vandré, Jesus Cristo, William Shakespeare, Moreira da Silva e Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

O projeto - Os objetivos principais do projeto são: estreitar a relação dos estudantes e professores universitários com o teatro, contribuir com a formação de público e provocar, pela exposição "viva" da cena, um exercício de pensamento, ainda que não oficialmente incluído no currículo.

O projeto é constituído por dois núcleos permanentes: o de produção teatral e o de palestras. Inicialmente, o plano é realizar dez apresentações mensais do espetáculo, acompanhadas de debates reunindo estudiosos do assunto. Para "Liberdade, Liberdade", estão previstos cinco encontros temáticos: "Liberdade segundo a Reflexão Intelectual", "Liberdade segundo a Reflexão Jurídica", "Liberdade segundo a Reflexão Artística" e "Liberdade segundo a Reflexão Cidadã", além de uma quinta mesa reunindo participantes das quatro anteriores.

Entre as participações confirmadas para o ciclo de debates, estão as de Lauro Cesar Muniz, Augusto Boal, Aderbal Freire Filho, Domingos de Oliveira, Oswaldo Mendes, José Renato, Consuelo de Castro, Ulisses Cruz, Umberto Magnani e Antonio Abujamra.


"Liberdade, Liberdade" - Projeto Teatro Nas Universidades. Estréia para convidados: dia 28 de abril Local: Teatro Cultura Artística - Sala Esther Mesquita Rua Nestor Pestana, 196 - Consolação - São Paulo SP. Tel.: (11) 3256-0223 Capacidade: 1.156 lugares // Estacionamento c/ manobrista. Ar-condicionado

DATAS CONFIRMADAS 1º SEMESTRE. 25/04 FACULDADE GETULIO VARGAS
26/04 e 27/04 FIAP - FAC. INFORMATICA E ADM. PTA.
02/05 PUC
03/05 a 05/05 UMC - UNIV. MOGI DAS CRUZES
09/05 a 12/05 SÃO JUDAS TADEU
16/05 FMU - FAC. METROPOLITANAS UNIDAS
17/05 FACULDADE DE BELAS ARTES DE SP
18/05 a 19/05 UNIP
23/05 a 25/05
30/05 a 02/06
06/06 a 07/06 FITO - OSASCO
08/06 UNESP
09/06 FAAP - Santa Cecília
13/06 a 16/06 UNINOVE
29/06
20/06 a 23/06 UNICID
27/06 UNISA
28/06 ITALO BRASILEIRO



Mais informações à imprensa:
EDITOR - EDISON PAES DE MELO
Com Lúcio Nunes, Sylvio Novelli e Leonardo Neto.
(11) 3824-4200 - www.editorweb.com.br
lnunes@editorweb.com.br; snovelli@editorweb.com.br; lneto@editorweb.com.br