:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor


Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     TEATRO

Peças teatrais são transcritas para o Braille
Fonte: Rede Saci

Criado na atual administração em parceria com a iniciativa privada para oferecer o aprendizado gratuito de artes cênicas e, com isso, popularizar o teatro, o Programa Ribeirão em Cena abre agora espaço para deficientes visuais. Um grupo de dez deficientes visuais começou há 15 dias a ter aulas no Espaço Cênico Débora Duboc, extensão do Espaço Cultural Santa Elisa, onde cerca de duas mil pessoas já fizeram cursos de teatro nos últimos dois anos. "A iniciativa é inédita no país", conta o coordenador do Programa Ribeirão em Cena, Gilson Filho.

O grupo, que conta com o apoio de Associação da Mulher Unimediana, está ensaiando a peça "Édipo Rei", de Sófocles, que deve ser encenada na primeira semana fevereiro de 2005. O aprendizado inclui técnicas vocal e corporal, história do teatro, improvisação e interpretação. A dedicação dos alunos surpreende, até mesmo, o coordenador do programa. "Eles têm a sensibilidade aguçada. Estamos aprendendo muito com o grupo. É a maior experiência da minha vida", diz Gilson Filho.

A peça "Édipo Rei" foi escolhida pelos próprios alunos para ser ensaiada. Os textos estudados são transcritos em Braille. O espetáculo exige um número maior de atores e por isso, o Ribeirão em Cena mantém abertas as inscrições para os deficientes visuais que estejam interessados em participar do grupo. As inscrições devem ser feitas aos sábados, das 10h às 16h, na rua Floriano Peixoto n° 479, período de ensaio da peça. (Fonte: Revista Palco)