:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor


Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     TEATRO

O QUE LEVA BOFETADAS

Valmir Junior*

As pessoas devem se perguntar o que Antônio Abujamra faz em suas peças, já que ele meramente se limita a ler suas falas num papel. Felizmente, nesse "O Que Leva Bofetadas", Abujamra não toma parte efetiva da peça, ao contrário de "Mefistófeles", de 2003, e passa a apenas recitar textos entre as cenas, em conjunto com outro "recitador", este com seus textos devidamente decorados. Pelo menos no quesito Direção, Abujamra consegue acertar a mão para o grande público do Teatro Popular do SESI e sua tradicional entrada gratuita, o que garante casa cheia em todas as sessões.

Acessível a todos os públicos, "O Que Leva Bofetadas" traz a história do palhaço Aquele, que toma parte de um circo decadente para levar exclusivamente bofetadas. Acontece que existe um círculo de interesses amorosos e mais do que amorosos entre os artistas do circo. E existe uma motivação a mais para Aquele Que Leva Bofetadas ter entrado no circo...

O circo e suas diversas facetas é muito bem representado, apesar de só haver a intenção de representá-lo e não propriamente "circo". De qualquer forma, o tom cômico e muito bem assinalado pelos atores principais (pois os coadjuvantes são coadjuvantes mesmo) é bem explorado e não se rende ao artifício fácil da piada grosseira. Ponto para a produção.

Boa diversão grátis e cativante de momentos inspirados, mas ainda sim, é difícil se acostumar com a presença enigmática do diretor atuando como ele mesmo (como sempre). E a mensagem final da "personagem" de Abujamra, sendo que ele estava ali, ele mesmo, em carne e osso, como que impedido de falar (ou seria por não ter a própria fala na ponta da língua?), aquilo realmente apontou o caminho: em sua próxima peça, veremos o nome de Abujamra apenas na Direção e não mais no elenco. Pelo menos eu espero.


O Que Leva Bofetadas - Dir.: Antônio Abujamra. Elenco: Kito Junqueira, Paulo Herculano, Adriano Stuart, Miguel Magno e outros. Onde: Teatro Popular do SESI, Av. Paulista, 1.313, Metrô Trianon-Masp. Até 14 de novembro. Ingresso: Grátis. Um ingresso por pessoa distribuído uma hora antes do espetáculo.



*Valmir Junior
"Paulista, 23 anos, virginiano e doido por chocolate. Esse é Valmir Junior, um ator amador (ou amador ator?), fã de teatro (claro), filmes, exposições e outros assuntos relacionados à Arte (além de ser um bom garfo também). É a primeira vez que resenha para um site e dá medo nele, mas o desafio já foi aceito, então: "Merda!!!" (Não levem a mal! É "Boa Sorte" no Teatro)."