:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor


Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     TEATRO

ARENA CONTA DANTON

Valmir Junior*

Pague quanto der. Esse é o lema que está sendo pregado no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. O espectador paga o quanto puder para assistir à peça "Arena Conta Danton", que herda o estilo "Arena Conta", calcado pelo Teatro Arena nos anos 60 e 70, no mesmo local do Eugênio Kusnet.

Utilizando o "Sistema Coringa", desenvolvido por Augusto Boal, que também dirigiu os antológicos "Arena Conta Tiradentes" e "Arena Conta Zumbi", os atores da Cia. Livre sorteiam seus papéis através de uma roleta no centro do palco circular e, com a ajuda de um narrador-apresentador, vão dialogando com a platéia, num envolvimento rápido com o público, no espetáculo de 2 horas e meia.

O texto original de Georg Büchner, intitulado "A Morte de Danton", foi adaptado por Fernando Bonassi, transformando a acidez do texto de Büchner e sua visão frente à Revolução Francesa e trazendo a metáfora aos dias atuais. Não como ligar o terrorismo de Estado de Robespierre com o ideário da era Bush.

O enredo conta o entrave entre Robespierre, defensor do terrorismo de Estado, e de Danton, opositor às idéias do ex-companheiro. Jogando com o distanciamento próprio de Bertolt Brecht (o que não deixa de ser curioso num espetáculo em que se fica cara a cara com os atores), o elenco consegue brincar com a platéia como quer e ainda revitaliza o engajamento partidário próprio do Arena nos anos 60, sem tornar-se piegas e panfletário.

Pra quem não viveu a época do Teatro de Arena, essa experiência vale e muito. Vale pela homenagem ao movimento teatral, vale pelo jogo que o grupo faz com a platéia e vale mais ainda por podermos pagar o quanto acharmos necessário. Que a Justiça fosse feita: devíamos pagar no final.


Arena Conta Danton - Com a Cia Livre de Teatro. Dir.: Cybele Forjaz. Elenco: Luciano Chirolli, Eucir de Souza, Luah Guimarãez, Tatiane Thomé e outros. Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet. R. Teodoro Baima, 94, na frente da Igreja da Consolação. Até 19 de dezembro. Ingresso: Pague quanto der.



*Valmir Junior
"Paulista, 23 anos, virginiano e doido por chocolate. Esse é Valmir Junior, um ator amador (ou amador ator?), fã de teatro (claro), filmes, exposições e outros assuntos relacionados à Arte (além de ser um bom garfo também). É a primeira vez que resenha para um site e dá medo nele, mas o desafio já foi aceito, então: "Merda!!!" (Não levem a mal! É "Boa Sorte" no Teatro)."