:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     TEATRO

MARUJOS DAS EXPEDIÇÕES MARÍTIMAS DO SÉCULO 16
SÃO PROTAGONISTAS DA PEÇA TEATRAL "OS DEGREDADOS"


Patrocinado pela Petrobras, espetáculo das companhias Fatídicos e Foco entra no circuito do ABC com estréia gratuita no Teatro Municipal de Santo André

Uma retrospectiva das expedições marítimas do século 16 a partir do ponto de vista dos marujos é a tônica do espetáculo Os Degredados - Projeto Redescobrindo o Brasil, das companhias Fatídicos e Foco de Teatro, que tem estréia gratuita às 21h deste sábado (14 de maio) no Teatro Municipal de Santo André. Outras nove sessões vão ocorrer nos espaços culturais do ABC, com patrocínio da Petrobras.

Personagens lendários das grandes navegações cedem espaço para figuras em geral secundárias, entre elas, nativos dos "novos continentes", marujos, capitães e assassinos, que não entraram nas páginas oficiais da história. A peça narra o julgamento de três marujos que, para se livrar da condenação à forca, revelam fatos misteriosos relacionados ao desaparecimento de uma embarcação. Viajando de Portugal às Índias, a expedição tem sua rota desviada devido a uma tempestade e chegam ao Brasil.

A peça exigiu dois anos de pesquisa sobre as expedições portuguesas e espanholas. O texto, assinado pelo dramaturgo Alex Moletta, busca desmitificar, de forma cômica, as viagens marítimas do século 16, tirando delas sua névoa de beleza e heroísmo. A direção é de Simone Alessandra.

O espetáculo terá sessões gratuitas, nos dias 14 e 15 de maio, no Teatro Municipal de Santo André, e, de 27 a 28 de maio, no Teatro Municipal de Mauá. Depois, a montagem vai a São Bernardo do Campo e Diadema, em dias a serem definidos.




"OS DEGREDADOS" Projeto Redescobrindo o Brasil
Direção: Simone Alessandra
Dramaturgia: Alex Moletta
Cia. Fatídicos de Teatro
Cia. Foco de Teatro da Cooperativa Paulista de Teatro

Estréia dia 14 de Maio de 2005 (Sábado) às 21h00
Dia 15 de Maio de 2005 (Domingo) às 20h00
TEATRO MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ

Dias 27 e 28 de Maio de 2005 (Sexta e Sábado) às 20h
Dia 29 de Maio de 2005 (Domingo) às 19h
TEATRO MUNICIPAL DE MAUÁ
( Entrada Gratuita )