:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     Terceiro Setor


Wendy - Onde você mora agora?
Peter - Com os meninos perdidos.
Wendy - Quem são eles?
Peter - São crianças que caem dos carrinhos de bebê,
quando a babá não está olhando.
Se ninguém reclama por eles em sete dias,
são enviados para Terra do Nunca. Eu sou o capitão.
Wendy - Deve ser muito divertido.
Peter - É, mas a gente é um pouco só.
Tootles (um dos meninos perdidos)

- Já que não posso ser nada de importante,

alguns de vocês gostaria de me ver fazer uma mágica?

Peter Pan em “A Terra do Nunca”
( J.M. BARRIE)



Da Rua pra Vida Cidadã

Somos uma ONG - AÇÃO SOCIAL SÃO MATEUS, que há mais de 25 anos acolhe gratuitamente a população de São Mateus e adjacências.

Atualmente atendemos mais de 700 crianças e adolescentes na faixa etária de 0 (zero) à 17 anos e 11 meses.

Iniciamos nossos trabalhos em meados de 1974, quando uma pessoa da Comunidade percebeu a necessidade que as mães tinham de trabalhar e não tinham com quem deixar seus filhos, ela começou a atender e cuidar dessas crianças em sua casa, mesmo sem ser remunerada financeiramente, com o passar do tempo levou este problema para a comunidade, onde foi cedido o espaço nas dependências da Paróquia de São Mateus.

Uma das nossas preocupações, desde a promulgação do ECA (Estatuto da Criança e do adolescente) em 1990, era manter um espaço para atender as crianças e adolescentes em situação de rua.

Para tanto iniciamos em 2005, o Projeto “Da Rua Pra Vida Cidadã”, onde atendemos diariamente tanto no espaço de convivência, como na rua, cerca de 100 crianças e adolescentes, que moram ou vivem da rua e na rua.

Provocadores de questionamentos sobre " o estar nas ruas" os Educadores de Rua não são um fim em si mesmo, mas a primeira etapa de um processo de acolhimento, inclusão e oportunidades sociais.

O trabalho na rua é um importante espaço de referência, que facilita a saída imediata de muitos meninos e meninas - recém chegados às ruas - e a garantia de direitos e oportunidades sociais para outros jovens cidadãos (que sofrem todo tipo de violência e exploração) enquanto ainda precisem sobreviver nas ruas.

Um diferencial do projeto é o funcionamento também aos finais de semana, garantindo assim o atendimento integral. A organização através deste serviço busca resgatar a auto-estima, autonomia, protagonismo social e a reconstrução da vida das crianças e adolescentes, visando sempre à re-inserção destes no núcleo familiar.

Pensando nisso, recorremos a profissionais, que imbuídos na transformação da realidade brasileira, desejam modificar o futuro desses pequenos jovens.


Para maiores informações contatar Franklin Felix de Lima, coordenador "Da Rua pra Vida Cidadã" no e-mail rua_cidadania@terra.com.br ou pelos telefones 55 11 6112 3443 e 6117 6786.