:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     Terceiro Setor

PROJETO TERRA E OFICINA 22 SÃO OS VENCEDORES DO IV PRÊMIO DE INTERVENÇÃO SOCIAL DA UNICSUL

A Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) anunciou na noite de ontem (26/10) o grande vencedor do IV Prêmio de Intervenção Social da UNICSUL. As instituições Projeto Terra e Oficina 22 receberam o prêmio de R$ 30 mil, que será revertido para a ação "Projeto Terra e a Consolidação da Oficina 22", de responsabilidade de Ricardo Pedroso e Cristian Rodrigues.

O projeto tem como objetivo ampliar a capacidade de produção da Oficina 22, voltada à qualificação, divulgação e venda de trabalhos artesanais desenvolvidos em comunidades excluídas do mercado formal de trabalho. O trabalho baseia-se no conceito de comércio solidário, privilegiando ações que buscam incentivar o consumo consciente dos recursos naturais e a geração de renda através das iniciativas de trabalhos comunitários.

O público-alvo do projeto vencedor é formado por jovens do Parque Boa Esperança, ONGs, entidades filantrópicas, comunidades carentes, grupos de excluídos, empresas ou pessoas físicas que utilizam materiais reciclados, madeiras redescobertas e/ou reaproveitadas ou madeiras certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC).

Entre os resultados esperados do "Projeto Terra e a Consolidação da Oficina 22" está a locação de um novo espaço a ser utilizado exclusivamente para pintura e acabamento dos produtos. Também estão previstos treinamentos gerenciais em administração, logística, elaboração de custos e produção.

Única instituição de ensino do Brasil a promover uma ação deste porte, o Prêmio de Intervenção Social da UNICSUL fecha sua 4a edição. Os projetos vencedores dos anos anteriores foram:

2003 - Carlos Araújo / “Cooperativa Caminho Certo”. Projeto aperfeiçoou a coleta seletiva e gerou mais trabalho e renda no bairro de São Miguel Paulista.

2004 - Comunidade Educacional de Base Sítio Pinheirinho / “Cooperativismo em Ação Construtiva”. Projeto promoveu a qualificação profissional na área de panificação no bairro Parque São Lucas.

2005 - Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário / “Ativa-Mente: Bibliotecas Comunitárias”. Projeto criou novos espaços culturais destinados a 1.500 adolescentes e jovens.


Sobre a UNICSUL

Fundada há mais de 40 anos, a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) conta com 18 mil alunos, 400 funcionários e 500 professores. Com os campi Anália Franco, Liberdade e São Miguel, totaliza cerca de 90 mil m2 de área ocupada com infra-estrutura voltada à educação. Reconhecida por sua forte atuação na área social, a metodologia pedagógica institucional - “aprender na prática” - permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em 2005, a UNICSUL conquistou o 1º lugar no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), dentre as universidades particulares da Grande São Paulo. O maior destaque foi o curso de Geografia, considerado o melhor do Brasil.


Fonte: www.unicsul.br