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Especialistas discutem em evento, a Educação para a Diversidade Cultural em São Paulo

A 5ª edição do Prêmio Ethos-Valor - Concurso Nacional para Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social das Empresas, promovido pelo Instituto Ethos, o UniEthos e o jornal Valor Econômico, abriu suas inscrições no dia 04 de fevereiro. A proposta do concurso é incentivar e ampliar o debate sobre a responsabilidade social das empresas no meio acadêmico, com a participação de professores e estudantes de todas as áreas, nos cursos de graduação e pós-graduação.

"Os universitários são os futuros gestores e tomadores de decisão nas empresas. Por isso, é importante a reflexão desses estudantes sobre os impactos das empresas na qualidade de vida dos funcionários, fornecedores e da comunidade. Eles também devem tomar consciência que serão eles os responsáveis pelos rumos que as empresas em que trabalharão irão seguir podendo contribuir para uma sociedade melhor ou não", comenta Gustavo Baraldi, coordenador do prêmio no Ethos.

A novidade neste ano é que poderão concorrer ao prêmio trabalhos de estudantes em qualquer fase do curso em andamento, além dos formandos de 2004. Os estudantes poderão encaminhar monografias, estudos de caso, pesquisas, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, além de capítulos isolados, trechos ou excertos relacionados ao tema do prêmio.

Para participar do concurso, os trabalhos devem ter entre 10 a 30 páginas, e abordar a Responsabilidade Social das Empresas contemplando ao menos um destes temas: Valores e transparência, Público interno, Meio ambiente, Fornecedores, Consumidores, Comunidade, Governo e sociedade, Comunicação, Gestão estratégica.

Entre os critérios que serão analisados pela comissão julgadora está a compreensão do conceito de Responsabilidade Social Empresarial e demais conceitos empregados; a diversidade e qualidade das fontes de consulta; a originalidade e inovação na abordagem do tema; a capacidade de análise crítica, reflexão e posicionamento; e a clareza e coesão do texto.

Os trabalhos encaminhados passarão por três etapas. Num primeiro momento, a Comissão de Triagem irá eliminar os trabalhos que não condizem com o regulamento. Na segunda fase, a Comissão Técnica, formada por profissionais de atuação no tema da Responsabilidade Social Empresarial, irá classificar como finalistas aqueles que obtiverem as dez melhores médias de pontuação. Já a Comissão de Premiação será responsável pela definição do vencedor de cada categoria. Será eleito ainda como Destaque Regional um trabalho de cada região.

Os vencedores das categorias receberão uma bolsa de R$ 6.000,00 para capacitação acadêmica ou profissional. Os autores dos cinco melhores trabalhos em cada categoria terão seus trabalhos publicados em livro comercial ou em CD-ROM, além de receberem um conjunto de publicações sobre o tema Responsabilidade Social Empresarial e participação num curso de capacitação na área. Já os autores dos trabalhos vencedores como Destaque Regional e os professores orientadores dos trabalhos finalistas, receberão menção honrosa e livros. As Instituições de Ensino Superior participantes responsáveis pelos trabalhos finalistas receberão também uma menção honrosa, além da assinatura anual do jornal Valor Econômico.

Desde a primeira edição do prêmio em 2000, a participação dos universitários vem se ampliando a cada ano. Naquele ano foram inscritos 105 trabalhos de graduação, com a eleição de quatro vencedores. Em 2001, o concurso foi aberto também para a participação de pós-graduandos, tendo então a inscrição de 185 trabalhos, com a escolha de três melhores de graduação e um de pós-graduação. A terceira edição recebeu 295 trabalhos, com premiação semelhante ao ano anterior. Já no ano passado, foram encaminhados para o concurso 358 trabalhos, sendo premiados os melhores de cada categoria.

De acordo com Gustavo Baraldi, "assim como o movimento da responsabilidade social tem se desenvolvido nas empresas, é possível perceber que os trabalhos acadêmicos também apresentam uma substancial melhoria. Eles estão ficando mais específicos e concretos. Antes, os trabalhos encaminhados dizem respeito mais ao conceito, surgimento da Responsabilidade Social". Os principais temas abordados pelos trabalhos inscritos até o momento para concorrer ao prêmio são: respeito ao meio ambiente, gestão participativa, valorização da diversidade, apoio ao desenvolvimento de fornecedores, consumo consciente, investimento social privado e marketing de causas sociais, entre outros.



Serviço
As inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro no site do Instituto Ethos (clicar em "Prêmios Instituto Ethos"). A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em maio, com data ainda a ser definida. Informações pelo e-mail: premio@ethos.org.br.





Fonte:www.setor3.com.br