:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor


Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     TERCEIRO SETOR
GAIA BRASIL

A GAIA BRASIL - Cultura e Meio Ambiente foi fundada em 1987, a partir da realização de trabalhos na área de paisagismo e da percepção da necessidade de se falar mais de perto à comunidade sobre as questões ambientais.

A GAIA constatou que ao desenvolver projetos de implantação de áreas verdes para os moradores da metrópole São Paulo, muitas vezes o projeto se perdia devido à falta de conhecimento e cultura para a conservação e preservação dessas áreas.

A partir de 2000 a GAIA começa a se desenvolver como uma empresa voltada para as questões ambientais, mas muito envolvida com a cultura. Seus projetos passaram a utilizar o teatro, a dança, a música, a poesia, para serem aliados importantes na sensibilização de adultos e crianças.

Através de várias ações a GAIA interagiu com a sociedade:
Cursos de jardinagem ministrados em escolas e associações (EEPG - Trivinho - Diadema (1991), Associação Lar Maria e Sininha (1992), Centro de Estudos do Colégio Santa Maria (2000), Academia Amesp de Conhecimento (2001), Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (2002). Foi introduzido tanto para crianças como para adultos as questões de reciclagem, compostagem orgânica, conservação de áreas, preservação de rios e encostas, etc.

O projeto Verdes Cantos, que nasceu Cantos da Cantareira, possibilitou a integração de comunidade e administradores públicos na recuperação de uma praça na Zona Norte da cidade de São Paulo. Hoje caminha para uma segunda ação em junho 2004 para uma nova sensibilização dos administradores para as questões ambientais que envolvem o elemento água e o abastecimento da cidade.

No desenvolvimento dos novos rumos da GAIA, sua equipe foi sendo capacitada para atuar mais fortemente com a área cultural e o Núcleo de Cultura do Sebrae - SP foi fundamental nesse processo. Como participantes de uma rede de relacionamentos (RAC - Rede de Agentes Culturais) tiveram a oportunidade de estar próximos a projetos como:
Memória Viva (que apresentou duas ações culturais no ano de 2002 - o I Fórum de Ação Cultural e a Exposição Panorama Cosmopolita, ambos nas instalações do Conservatório Dramático e Musical de SP).
Assembléias (reuniões mensais nas instalações do Sebrae - SP).
BANDEIRA CULTURAL o mais recente projeto desenvolvido com membros da RAC-SP.

Em dezembro de 2002 a GAIA foi convidada a organizar a festa de inauguração do Espaço Roof (terceiro andar da Galeria Ouro Fino - Rua Augusta - SP). A festa contou com cenários de Leonardo Marino e participação efetiva dos lojistas e público do novo espaço.

Fonte: www.gaiabrasil.com.br