:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor


Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     TERCEIRO SETOR

“Fome de Saber” leva leitura a cidades sem bibliotecas A campanha iniciou-se em dezembro e arrecada livros novos e usados em quiosques itinerantes espalhados em shoppings e museus de São Paulo Maria Ana Sitonio

Com o objetivo de reduzir o número de cidades brasileiras sem bibliotecas, mobilizando parceiros da iniciativa privada e de setores governamentais, a Fundação Armando Álvares Penteado -Faap- promove o “Fome de Saber”. O projeto integra a ação do Governo Federal “Quero ler-Biblioteca para todos”.

A campanha iniciou-se em dezembro e arrecada livros novos e usados em quiosques itinerantes espalhados em shoppings e museus de São Paulo. Este mês a Faap iniciou o Trote Solidário dirigido totalmente à arrecadação de livros. Os livros doados serão utilizados para a formação de sete bibliotecas, em sete cidades do Estado de São Paulo até o segundo semestre de 2004.

Para a criação de uma biblioteca são necessários de 300 a mil títulos diferentes. O número de publicações varia de acordo com o número de habitantes de cada município. O custo total de uma biblioteca com 600 livros é de aproximadamente R$ 12 mil. Segundo o último censo, há mais de 1.100 cidades brasileiras sem bibliotecas públicas.

De acordo com o Governo do Estado de SP, alguns gêneros são essenciais para que o acervo seja compatível com o número de moradores: 40% deve ser de literatura infanto-juvenil, 30% de literatura adulta, 5% de obras de referência e 25% de livros didáticos.

A primeira biblioteca será inaugurada no dia 13 de março, na cidade de Redenção da Serra. O município tem pouco mais de quatro mil habitantes e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mais baixo do Estado de São Paulo.

As cidades beneficiadas pelo “Fome de Saber” integram a lista das 83 sem bibliotecas do Governo do Estado de São Paulo. As prefeituras dos municípios participantes terão que oferecer o espaço físico para a instalação da biblioteca. A Faap entregará dois computadores, mesas, estantes e equipamentos de ar-condicionado para cada biblioteca instalada. A proposta é que elas funcionem em espaços comunitários, como igrejas e associações.

Fonte:Intercidadania