:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     TERCEIRO SETOR

A arte ajudando crianças carentes


A Abac - uma creche instalada no Parque Ouro Verde e o Clac - uma escola de arte circense, foram as institutições escolhidas pelo The Brazilian Art Project, do Instituto Genesis, de Londrina (PR), para receber os recursos conseguidos durante um leilão de arte realizado em Koblenz, na Alemanha. As duas instituições têm em comum a preocupação de manter longe das ruas, dos perigos e da ação de traficantes crianças de 2 a 14 anos que vivem em estado de pobreza, na periferia da cidade.

A Abac - Associação Beneficente Amigo da Criança - foi fundada há mais de 20 anos e há 8 está instalada no Parque Ouro Verde, um dos mais carentes de Londrina. Ali são atendidas 70 crianças na faixa dos 2 aos 6 anos para que as mães possam trabalhar fora e outros 80 meninos e meninas em fase escolar. Mais de 80% dessas crianças são oriundas da favela conhecida como Morro da Formiga (Bairro Alto da Boa Vista) e que, no contra-turno do horário escolar, ficam na Abac aprendendo dramaturgia, dança, canto e artesanato.

O Clac - Centro Londrinense de Arte Circense é formado por um grupo de amigos, profissionais das áreas de artes cênicas, ciências do esporte, ciências sociais e músicos que se juntaram para desenvolver um projeto batizado de "Circo Sim Senhor!". As oficinas são levadas para as favelas e bairros mais carentes, onde as crianças aprendem técnicas como acrobacia, equilíbrio, malabarismo com bolas, aros e claves e trapézio, além de pintura cênica.

Para o diretor do The Brazilian Art Project, o cineasta Michael Juncker, as duas instituições foram escolhidas porque correspondem ao objetivo do BAP que é o de investir na socialização e no resgate da auto-estima das pessoas mais carentes, principalmente as crianças. Por isso, durante a exposição de 280 obras de 28 fotógrafos brasileiros recentemente no Museu da Fundação Ludwig em Koblenz,Alemanha, foi realizado o primeiro evento ARThelp (a ajuda através da arte), com o leilão de duas fotos do paranaense João Henrique Le Senechal e uma passagem Frankfurt/Rio de Janeiro, doada pela empresa de turismo londrinense Girândola. Os recursos obtidos, cerca de R$ 9 mil serão repassados às duas instituições no próximo dia 18, às 15 horas, na Abac, com uma tarde de muita diversão para as crianças, que vão ver a apresentação do Clac e de pelo menos 20 outras crianças que já se formaram pela escola de circo.


Outras informações:
Abac - Rua Sudão, 273 - Pq. Ouro Verde - fone 3348-7282 - Diretora Eny
Clac - Diretor Luis Henrique Silva - 9102-8923 / 3322-4321
Girândola Turismo - 3028-9740 - Daniela Negro
BAP - Instituto Genesis - 3377-1700 - Michael Juncker