:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     MÚSICA

Música Independente
De 27 a 30 de abril acontece a 1ª Feira da Música Independente


Brasília mais uma vez inova no aspecto musical. Acontece no Teatro Nacional Cláudio Santoro, de 27 a 30 de abril, a 1ª Feira da Música Independente (FMI). O acontecimento fonográfico tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. A Feira foi oficializado após audiência pública, com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, do secretário de Estado de Cultura do Distrito Federal, Pedro Borio, presidente da Associação Brasileira de Música Independente, Pena Schmidt e o diretor geral e organizador do evento, Gustavo Vasconcellos.

A Feira da Música Independente é um forum de negócios e de intercâmbio de experiências entre os produtores independentes dos mais variados níveis da cadeia produtiva musical.

Constam da programação apresentação de artistas locais e de várias partes do país, assim como exposição de produtos em estandes de gravadoras, selos, editoras e comerciantes do segmento musical independente.

Vários dirigentes do Ministério da Cultura irão participar das palestras públicas, como por exemplo o secretário de Fomento e Incentivo a Cultura, Sérgio Xavier, que falará sobre Política Pública para a Música; o assessor Especial Sérgio Sá Leitão sobre Projeto de Exportação da Música do Brasil; o secretário de Articulação Institucional, Marcio Meira, Temporada do Brasil na França; e o coordenador de Políticas Digitais, Cláudio Prado, Mídias, Rádios Públicas e Comunitárias.

O público da FMI ainda poderá ter acesso a workshops e palestras conduzidas por especialistas e profissionais renomados desse setor fonográfico. Outras instituições federais vão participar do evento como Ministério das Relações Exteriores (MRE), Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica (Secom) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Segundo informações da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), de cada dez discos lançados no Brasil, sete são independentes. Uma prova cabal da riqueza e criatividade dos artistas brasileiros.

A associação tem hoje cem selos cadastrados, 80 associados e muitos destes estarão presentes na FMI, com seus catálogos e alguns de seus artistas. Veja a programação.

Leia mais sobre o festival no site: www.fmi2005.com.br


(Marcelo Lucena)
(Comunicação Social do MinC)