:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     LITERATURA

Festival de Poesia do Circo Voador
Poetas lançam manifesto


Foi lançado neste último fim de semana, na Rede Mundial de Computadores, o Manifesto Poesia Voa, base do Festival Poesia Voa, que acontece de 23 a 27 de novembro, no Circo Voador, montado na Lapa, na cidade do Rio de Janeiro.

O evento tem o apoio institucional do Ministério da Cultura e da Prefeitura do Rio. Serão mais de 250 intervenções poéticas de escritores, poetas, rappers, rackers, performances, músicos e cineastas de praticamente todos os estados brasileiros em dois palcos.

A abertura do festival será nesta quarta-feira, dia 23, e contará com a participação do chefe da Representação do MinC no Rio de Janeiro, profº Adair Rocha. O ministro Gilberto Gil está sendo esperado no domingo, quando haverá uma homenagem especial ao poeta Waly Salomão, falecido no ano passado quando exercia, no Ministério da Cultura, o cargo de Secretário do Livro e da Leitura.

Segundo o manifesto, assinado pelos poetas Tavinho Paes, Chacal, Bruno Cattoni e Maria Juçá, “os blogs e websites dedicados à poesia não param de ser instalados na grande rede. Na Broadway, o Def Poetry Jam, reunião de nove poetas de diferentes etnias, sem nenhum artifício cenográfico, sem roteiros pré-determinados e sem nenhum cartaz pregado pela cidade de Nova York, bateu todos os recordes de bilheteria deste ano. Várias peças de teatro em cartaz têm como conteúdos de cena a POESIA! Portanto, é indiscutível que esta seja uma tendência internacional in progress e irreversível.”

E prossegue: “O Rio, desde Bandeira é assim: falante, atrevido, irreverente. E será assim que o Festival POESIA VOA abrirá em grande estilo o que será futuramente conhecido como o inacreditável verão carioca de 2006. A festa está só começando: traga seu entusiasmo, oriente-se pelas utopias e seja bem-vindo!”

Leia o Manifesto Poesia Voa.

Conheça a Programação do Festival Poesia Voa.


(Luis Turiba)
(Assessoria de Comunicação Social do MinC)