:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     LITERATURA

Livro retrata a cidade de São Paulo em 22 depoimentos

Rede Sesc Senac

A Editora Senac São Paulo lança mais um livro em homenagem à cidade de São Paulo. "Alguma coisa acontece..." retrata a cidade pela ótica de 22 personalidades genuinamente paulistanas - naturais por opção ou de coração. Cada depoimento revela o amor à cidade e também as preocupações com o seu futuro. O jornalista Herbert Carvalho, autor do livro, pesquisou a vida de cada um dos entrevistados e, com a persistência típica do enxadrista que ele também é, conseguiu extrair peculiaridades da ligação dos personagens com a cidade, compondo perfis que muitas vezes se entrelaçam.

Tendo como princípio a entrevista, o autor faz de cada página uma conversa entre amigos, completando o texto com informações e análises sobre a metrópole. "Toda a cidade tem pessoas que dão rosto ao local, exprimem sua identidade e simbolizam sua cultura. A intenção deste livro é demonstrar quais são as vozes e as faces que compõem a imagem de São Paulo. Escolhemos personagens conhecidos do grande público, de áreas diferentes e representativas", afirma o autor.

Todos os relatos representam, de diferentes formas, o dinamismo e as oportunidades que São Paulo oferece. Falam também das experiências pessoais dos entrevistados e a forma como se adaptaram às transformações vertiginosas pelas quais a cidade passou, contando como viviam antigamente e como aproveitam a São Paulo de agora. Em quatro deles, há detalhes comentados sobre o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, ocorrido há 30 anos, vividos por jornalistas como Mino Carta, por exemplo. Entre empresários, artistas, jornalistas, escritores, advogados, sindicalistas, arquitetos e fotógrafos entrevistados, estão o jurista Dalmo Dallari, o rabino Henry Sobel, a atriz Cleyde Yaconis, o maestro Júlio Medaglia, o vice-governador Cláudio Lembo e a jornalista Neide Duarte.

"Alguma coisa acontece..." faz parte o catálogo da Editora Senac São Paulo que contém mais de 20 títulos sobre a capital paulista e sua história. "Temos uma linha de edição voltada para temas relativos à cidade. É uma maneira de contribuir para uma visão mais ampla do lugar onde vivemos e, conseqüentemente, compreender melhor São Paulo", diz Marcus Vinicius Barili Alves, editor da editora.


Trechos de depoimentos do livro:

"Temos o maior centro de pesquisa em todos os campos. Há tanta gente [em São Paulo] trabalhando com medicina quanto em Paris ou em Nova York. Aqui se respeita a liberdade, de forma até exagerada. São Paulo deixa a gente falar e agir como gosta e como quer. Também vejo uma crescente consciência política."
Dom Paulo Evaristo Arns

"Não há mais possibilidade de trabalho em São Paulo. Esta cidade não pode ser o hospital do Brasil. As pessoas chegam aqui com uma utopia, que não se realiza como elas imaginavam. São Paulo é real, tem noite, dia, parede, fome, sujeira [...] A verdade é que é preciso ser muito artista para morar em São Paulo."
Maria Bonomi

"Eu não tenho nenhum medo de andar na rua, mas tudo depende de como você sai. Eu vou sem bolsa e sem jóia. Coloco em um bolso uma cópia da carteira de identidade e, no outro, R$ 30,00 [...] vou para o centro da cidade, onde faço tudo o que quero. Quem vai atacar uma pessoa que não tem nem bolsa?"
Maria Adelaide Amaral


divulgação
Título: "Alguma coisa acontece..."
Autor: Herbert Carvalho
Editora: Senac São Paulo
Preço sugerido: R$ 55,00
Número de páginas: 356