:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     LITERATURA

Livro discute desenvolvimento e regionalismo no Vale do Jequitinhonha

Lançamento e noite de autógrafos ocorre no dia 22 de março, às 19h30

Entender os mecanismos de formulação das políticas públicas na Região do Vale do Jequitinhonha, bem como sua relação com o desenvolvimento regional é o objetivo de “Políticas Públicas no Vale do Jequitinhonha: a difícil construção da nova cultura política regional”, livro escrito pelo professor Joaquim Celso Freire Silva, Pró-Reitor Comunitário e de Extensão da Universidade IMES, que tem lançamento e noite de autógrafos no próximo dia 22 (quinta-feira) às 19h30, no campus II da Universidade (Rua Santo Antônio, 50 – Centro de São Caetano).

Desenvolvido a partir de sua dissertação, apresentada no Programa de Mestrado em Administração da Universidade IMES, o trabalho de Celso Freire proporciona uma reflexão sobre a região do Vale do Jequitinhonha, traz informações sobre suas características socioeconômicas, culturais, de desempenho institucional e de associatividade e abre caminhos para a articulação de propostas e idéias no sentido de instrumentalizar decisões políticas que tratam do desenvolvimento local/regional.

O estudo discute até que ponto o conceito de região pode ser aplicado ao Vale do Jequitinhonha, bem como questões sobre o “novo regionalismo”, a partir da ótica das vertentes globalistas, que defende uma política de inserção no mundo globalizado, e regionalista, que prega uma política de desenvolvimento baseada nas forças do próprio território.

O autor faz análises também à luz das idéias de Robert Putnam, apresentadas no livro “Comunidade e Democracia: a experiência da Itália moderna”, em que são estudadas as regiões da Itália nas décadas de 70 e 80, como referência para o entendimento do desempenho institucional dos governos locais.


Lançamento e noite de autógrafos

Livro: Políticas Públicas no Vale do Jequitinhonha: a difícil construção da nova cultura política regional.
Quando: 22 de março, às 19h30
Onde: Auditório do campus II da Universidade IMES – Rua Santo Antônio, 50 – Centro de São Caetano Informações: 4239-3259 / 4239-3233 / www.imes.edu.br


Sobre o autor:

Joaquim Celso Freire é administrador, mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifica Universidade Católica de São Paulo e pelo programa de Pós-Graduação pela Universidade IMES (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Atua como professor na área de administração na Universidade IMES e no Centro Universitário da Fundação Santo André. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor Comunitário e de Extensão da Universidade IMES. É vice-presidente da ANGRAD – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração e Consultor ad doc junto à Comissão de especialistas de Ensino Superior de Administração SESu-MEC. Poeta, tem dois livros publicados pela Alpharrabio Edições: Fazendo Poeira (1997) e Versos Avessos, em co-autoria com Debora de Simas (2004).