:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Eliana Caminada
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     LITERATURA

24ª Feira do Livro de Brasília

O escritor norueguês Jostein Gaarder (autor do best-seller O Mundo de Sofia) e os brasileiros Luis Fernando Veríssimo, Luiz Ruffato, David Coimbra, Affonso Romano Sant’Anna e Nelson Cruz, entre outros, que estão entre os grandes da literatura brasileira e mundial serão atração da 24ª Feira do Livro de Brasília, o maior evento literário do Centro-Oeste, que acontecerá de 26 de agosto a 7 de setembro, no Pátio Brasil Shopping. A feira mais tradicional do calendário da cidade chega a 2005 ampliada: maior área expositiva, 13 dias de realização, horário estendido e uma programação que inclui o badalado Café Literário (local de encontros informais para conversas entre autores e leitores), seminários dedicados a estudantes e professores, oficinas, lançamentos e apresentações artísticas.

A 24ª Feira do Livro de Brasília ocupará uma área de mais de 3.000 m2, situada no Pátio Brasil Shopping. Cerca de 90 empresas, entre livrarias, distribuidores, editoras e órgãos públicos se dividirão entre 155 estandes (algumas empresas ocuparão mais de um estande). Praticamente todas as editoras em atuação no Brasil estarão representadas. Outra novidade é que a Feira ganhou mais um dia, passando de 12 para 13 dias de realização. E mais: este ano, atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação, a Feira abrirá mais cedo, às 9h00, para que os alunos do turno matutino tenham mais tempo de visitar o local e adquirir livros. Com isso, espera-se a visita de cerca de 28 mil alunos das redes pública e privada de ensino – seis mil a mais do que no ano passado.

Todos os números do evento impressionam. Em 2004, a Feira atraiu 300 mil visitantes. Este ano, os organizadores esperam superar este recorde. Dando continuidade ao projeto Ler é Legal, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, a Câmara do Livro (responsável pela organização do evento) terá uma verba de R$ 700 mil, especialmente destinados para a compra de livros pelas escolas da rede pública – mais que o dobro do recurso do ano passado. O procedimento será o mesmo de 2004: uma comissão de dez alunos, representando cada escola pública, irá à Feira para escolher e comprar livros que serão levados para as bibliotecas das escolas.

Este ano, a Feira do Livro de Brasília homenageia o escritor Érico Veríssimo, no centenário de seu nascimento – ele nasceu em Cruz Alta, em 17 de dezembro de 1905. Considerado o maior escritor gaúcho de todos os tempos, Érico Veríssimo é autor de clássicos como O Tempo e o Vento, Olhai os lírios do campo e Incidente em Antares. Segundo a crítica, Érico Veríssimo foi um escritor que soube, como poucos, equacionar a relação entre uma literatura de alta qualidade e rara popularidade, levando sua obra a ser uma das mais traduzidas em todo o mundo.

Nesta edição de 2005, a Feira do Livro de Brasília aposta em várias atrações de destaque. Para o Café Literário, por exemplo, foram convidados autores de grande expressão na mídia. Estarão conversando com a platéia – em papos informais – nomes como Luis Fernando Veríssimo, Milton Hatoun, Luiz Ruffato, Marçal Aquino, Nelson Cruz, entre vários outros. Do V Seminário de Educação (especialmente dedicado a professores, coordenadores e diretores de ensino fundamental) participarão algumas das estrelas do evento como o norueguês Jostein Gaarder e o brasileiro Affonso Romano de Sant’Anna. E no Seminário para Estudantes Universitários estarão o jornalista Ricardo Noblat e o poeta Ivan Junqueira, entre outros. Oportunidade aberta para o diálogo franco sobre literatura. A Feira do Livro de Brasília é uma realização da Câmara do Livro de Brasília.

Além destes eventos já tradicionais da Feira do Livro de Brasília, a edição de 2005 também contará como uma Feira do Livro Itinerante, um projeto social da Câmara que levará um autor de fora e um autor de Brasília para visitar escolas públicas nas satélites. A Câmara fará a doação de 50 exemplares de um livro de cada autor do projeto para que os alunos leiam antes de receber o autor. Desta forma a Feira pretende atingir um número bem maior de alunos. Este projeto conta com o apoio do SEST/SENAT que patrocinará a van adesivada que circulará com os autores e da POUPEX que está apoiando na compra dos livros que serão doados.


Mais Informações no site www.feiradolivrobrasilia.com.br