:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     FOTOGRAFIA

Alfabetização Visual

foto Carolina Peres Exposição apresenta resultado de projetos que usam a fotografia como ferramenta para a educação visual

O Centro Universitário Senac e o Museu da Imagem e do Som (MIS) promovem, de 13 a 30 de outubro, a exposição “Alfabetização Visual”, onde são apresentadas pesquisas e práticas de João Kulcsár, docente do Senac. A mostra, em cartaz no MIS, apresenta exemplos de como a fotografia pode ser ferramenta da educação visual em projetos sociais e inclui também projetos de capacitação de professores da rede pública e privada, que potencializaram o uso de imagens em sala de aula, associado às diversas disciplinas do currículo regular. Essa mesma mostra foi apresentada na Universidade de Harvard em fevereiro desse ano.

As imagens que compõem a exposição foram desenvolvidas no Senac, Itaú Cultural, Fundação Gol de Letra, Meninos do Morumbi, Estação Especial Lapa, Projeto Travessia, Universidade de Harvard, Ação Educativa, Sesc, Presídio Feminino do Carandiru e Febem. Os alunos são jovens de baixa renda, em situação de rua, afro-brasileiros, imigrantes não documentados, portadores de deficiência e jovens privados de liberdade. Todos os projetos foram desenvolvidos por João Kulcsar, nos últimos 15 anos, com base no mestrado em artes pela Universidade de Kent, Inglaterra, e como professor visitante na Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Harvard, EUA.

“Os projetos aqui reunidos têm como objetivo mostrar a prática fotográfica usada como ferramenta para desenvolver a alfabetização visual, que pode ser definida como: a habilidade de entender o sistema de representação visual, associado a possibilidade da expressão por meio da imagem”, diz Kulcsar. “Em uma civilização bombardeada por imagens é fundamental que jovens possam desenvolver essa leitura visual crítica do mundo”, conclui.

Durante a exposição serão realizadas oficinas para crianças e professores de câmera de orifício, fotograma e câmera obscura pelos alunos do projeto de responsabilidade social do Centro Universitário Senac. A participação é aberta ao público em geral e gratuita. Mais informações pelo telefone (11) 5682-7300.



Serviço
Evento: exposição “Alfabetização Visual”

Quando: até 30 de outubro de 2005
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS)
Av. Europa, 158, Jd. Europa
São Paulo - SP
Quanto: entrada franca
Informações: (11) 5682-7300