:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor


Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     MÚSICA

La Bohème, de Giacomo Puccini, será apresentada no Theatro São Pedro


Neste mês de novembro, a revista eletrônica Guia Erudito comemora o seu segundo aniversário, trazendo uma adaptação da ópera de Giacomo Puccini para piano e solistas, a ser apresentada no Theatro São Pedro, em São Paulo, nos dias 14 e 25 de novembro. A récita do dia 14 foi beneficente, tendo 60% da renda doada à AACC (Associação de Apoio à Criança com Câncer). A AACC é uma sociedade sem fins lucrativos, formada por pais e amigos de crianças com câncer.

"La Bohème" é uma das mais belas óperas do verismo. Com o perfeito equilíbrio entre tristeza e alegria, realismo e impressionismo, lirismo apaixonado e caracterização detalhada. Ela é para muitos, a obra máxima de Puccini. A permanente dualidade - tristeza e alegria na mesma medida - é, de fato, uma excelente ilustração da complexidade de um compositor que sempre esteve se alternando entre a vida pessoal exuberante (com seu sucesso na música, e sua forte inclinação para mulheres) e a profunda ansiedade e tristeza.

Puccini foi um homem solitário e sensível, cuja única paixão verdadeira era pela pura emoção dos sentimentos humanos. "La Bohème" é um eloqüente exemplo disto. Na Paris boêmia, toda a dificuldade de viver, de sobreviver e de se apaixonar, dão a expressão poética. Há gotas de melancolia em cada quadro da ação, mas o frescor do conceito mantém-se intacto.

Puccini passou um longo tempo trabalhando nesta obra. Os problemas que ele encontrou com os libretistas, atrasaram sua criação e o projeto quase foi abandonado. A ópera foi, no entanto, calorosamente recebida pelo público em sua primeira audição, conduzida por Arturo Toscanini. A crítica não foi tão entusiasta, vendo na obra "um trabalho defeituoso" e "um deplorável fracasso".


Serviço:
La Bohème, de Giacomo Puccini (1858-1954)

Direção musical: Vânia Pajares
Direção cênica: Mauro Wrona
Piano: Maria Aparecida Rasetti
Elenco: Mimi: Priscila Zamlutti
Rodolfo: Eric Herrero
Museta: Tati Helene

Marcello: Rodolfo Giugliani Schaunard: Victor Sgarbi
Colline: Tiago Kaltenbacher
Benoit/Alcindoro: Luciano Veruzi

Local: Theatro São Pedro - Rua Barra Funda, 171

Datas:
14 de novembro - domingo - 18h
25 de novembro - Quinta-feira - 20h

Ingressos: R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia)