:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor


Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     DANÇA

1º Encontro de Professores de Dança do Estado de São Paulo gera intercâmbio inédito


O evento reuniu de 19 e 20 de junho, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na capital paulista, profissionais e artistas de diferentes contextos da dança, com o intuito de propiciar reflexões sobre a identidade e a atuação do professor/artista da dança no estado de São Paulo. Idealizado e promovido pelo Fórum de Dança SP, o evento recebeu cerca de 100 profissionais atuantes na área de ensino e formação em diferentes vertentes da dança, procedentes de diversas cidades do estado, além de representantes de entidades públicas e privadas.

Entre os desafios desse primeiro encontro estava o de multiplicar e fortalecer a discussão em torno do ensino e formação em dança. Para tanto, foi dado início a um mapeamento da identidade, da diversidade e das especificidades dos professores/artistas da dança em São Paulo. Foram abordados tópicos como os processos pedagógicos e artísticos, níveis de organização e representatividade no país, o papel do professor de dança na sociedade e os rumos da atividade, contextos de trabalho, os diferentes estilos de dança, o tipo de estabelecimento onde se atua, além de informações de caráter histórico, social, político e cultural.

Durante todo o evento, as discussões aconteceram em torno de mesas de debates, plenárias e dois grupos de trabalho: "Quem Somos nós?" e "Processos de Ensino e Formação em Dança". Além dos assuntos já citados, tiveram destaque também as leis que regulamentam a atuação dos profissionais da dança hoje, programas e verbas públicas, o respaldo dos profissionais da área no futuro e a luta contra as pressões pela subordinação dos profissionais da dança à Educação Física. "A idéia era dar início a um processo de reflexão sobre por onde orientar e melhorar as práticas de ensino", explicou Ana Terra, membro da Coordenação do Fórum de Dança SP e da Diretoria Executiva do Fórum Nacional de Dança. "Para sermos reconhecidos, temos que ter uma visão crítica sobre o que fazemos."


Mesas de debate

Abrindo os trabalhos, teve lugar a mesa Desafios do Primeiro Encontro, com a presença de Ana Terra e Márcia Strazzacappa, representando o Fórum de Dança SP, Liliana Segnini, do Departamento de Sociologia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a coordenadora da Oficina Cultural Oswald de Andrade, Cássia Navas. Um dos destaques dessa primeira discussão foi a participação da dança na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), iniciativa do Ministério do Trabalho desenvolvida em 2003, cujos parâmetros para a dança foram estabelecidos com a assessoria da equipe da professora Liliana Segnini e serviram de referência para a pauta do encontro.

Ainda no primeiro dia do evento foi realizada a mesa Processos de Ensino e Formação em Dança, com Gilsamara Moura, representante de academias de dança do interior; Lu Favoreto, do Estúdio Nova Dança; Stella Aguiar, do Núcleo de Dança Stella Aguiar; Luis Ferron, da Secretaria de Cultura de Santo André; Sílvia Geraldi, do Curso de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi; Esmeralda Penha Gazal, diretora da Escola Municipal de Bailado de São Paulo; e representantes dos licenciados em dança, Aline Santos e Milena Lopes, egressas da Unicamp.

Para a mesa redonda Políticas para o Ensino e a Formação dos Professores de Dança, foram convidados Cássia Navas, Hélvio Tamoio, da Fundação Nacional de Arte (Funarte - SP), Ivan Luiz Aguiar de Andrade, representando o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita; Márika Gidali, representando o Ballet Stagium, o Projeto Joaninha e o Projeto de Dança na Fundação de Ensino e Bem-Estar do Menor (Febem) e Odino Pizzingrilli, do Projeto de Iniciação Artística dos Centro Educacionais Unificados (CEUs).


Resultados

Ao final dos dois dias de debates, os membros da coordenação do Fórum de Dança SP conduziram a Plenária Final onde foram ouvidas propostas, sugestões e opiniões dos participantes, além de uma breve exposição dos relatores de cada GT sobre o trabalho realizado e o intercâmbio entre profissionais de diferentes áreas de atuação. Foi elaborada então uma pauta de ação abrangendo as seguintes questões: amadurecimento das campanhas de informação e proteção aos profissionais da dança em São Paulo; elaboração de um documento oficial a ser encaminhado aos deputados estaduais e a criação de encontros para gerar oportunidades de discussões coletivas. Também foi agendada para 25 de julho, na Funarte, uma reunião visando retomar as discussões através de uma avaliação geral e da apresentação dos resultados obtidos no I Encontro dos Professores de Dança de São Paulo, além da criação de um cronograma de atividades e ações para o segundo semestre de 2004.


Fórum de Dança São Paulo

Organização que congrega no Estado de São Paulo os participantes do Fórum Nacional de Dança, associação originada em janeiro de 2001, que tem a missão ser um espaço aglutinador dos artistas da dança em sua diversidade de criação, produção, prática, ensino em prol de sua autonomia e respeitabilidade.



Serviço

Fórum de Dança São Paulo: forumdedancasp@yahoo.com.br