:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     CULTURA

Remanescentes de Quilombos

Comunidade de Carnaúba Amarela é certificada no Piauí

Mais comunidades remanescentes dos quilombos recebem certidões de auto-reconhecimento no Brasil. A última entrega de certidão ocorreu no dia 17 deste mês na Comunidade Remanescente de Quilombo de Carnaúba Amarela, localizada no município de Batalha, no Piauí. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, lideranças quilombolas e da gerente da Diretoria de Proteção do Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura (FCP/MinC), Miriam Caetana de Souza Ferreira.

No contato com os quilombolas de Carnaúba Amarela, a dirigente da FCP/MinC fez um relato das ações que a instituição está fazendo para assegurar a melhor qualidade de vida aos descendentes de escravos. Também apresentou aos moradores, o conteúdo dos CDs do Projeto Rádio Palmares, que leva a mais de 3 mil emissoras brasileiras informações e conteúdo relativo à história e a cultura afro-brasileira. A exibição dos programas radiofônicos chamou bastante a atenção dos moradores da localidade.

No próximo final de semana, a titular da Diretoria de Proteção do Patrimônio Afro-Brasileiro, Maria Bernadete Lopes da Silva, se reúne com moradores da Comunidade Remanescente do Quilombo de São Francisco/Gentio, em Formoso, Minas Gerais, para orientá-los sobre procedimentos estabelecidos no Decreto 4.887, de 20 de novembro de 2003, o qual trata da regularização fundiária de terras de remanescentes dos quilombos.

Informações: www.palmares.gov.br
Tel.: (61) 3424-0105/0106/0165 E-mail: assecom@palmares.gov.br

(Oscar Henrique Cardoso)
(Assecom/FCP/MinC)


www.cultura.gov.br