:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Eliana Caminada
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     COLUNA POP-UP

Terra Brasilis


Por Alberto Cataldi*
Gram

Você deve ficar se perguntando, "mas esse sujeito não escuta música nacional?". Para acalmar os ânimos dos leitores eu dedico esta coluna, permeada pelo melhor da nova música brazuca.

Inspiração em sons do Coldplay, Radiohead e Beatles? Ora, só podia ser bom. A banda é Gram que, depois de algum tempo no mundo independente, lançaram o supersingle "Você Pode Ir na Janela", ótima música que ficou marcada pelo famoso "clipe do gatinho", animação feita pelo vocalista da banda, Sérgio Filho. Agora eles estão na Deckdisk (mesma gravadora que cometeu a Pitty), com um cedê repleto de entusiasmo. Vale muito a pena procurar pelas músicas "Toda Luz" e "Faça Alguma Coisa". A banda funciona muito bem no palco e a primeira gravação de um show deles aconteceu na última sexta dia 30, no Teatro Santa Cruz, em São Paulo. O registro será lançado com o selo MTV Apresenta em um futuro não muito distante.
Cachorro Grande
Pra quem acha que no sul só existem os Engenheiros do Havaí, existe um alívio, e seu nome é Cachorro Grande. Esqueça as letras filosófico-incompreensíveis de Humberto Gessinguer, aqui a coisa é rock puro e despretensioso (mas não muito). O baixo pulsa, as guitarras tremem e o vocal grita com estes que alguns chamam de Strokes brasileiros. Os gaúchos já estão encaminhando às lojas o terceiro disco, "Pista Livre". A fórmula? Mais influências de Beatles e da nata dos anos 60, com direito a mixagem nos estúdios Abbey Road. Pra conhecer a banda basta procurar por "Lunático", "As Próximas Horas Serão Muito Boas" e a nova "Você não Sabe o Que Perdeu". Em tempo, eles também foram abraçados pela Deckdisk, assim como a banda do próximo parágrafo.
Ludov
O Ludov pode parecer batido, as músicas podem parecer familiares e pouco inovadoras, mas não é bem assim. Fruto de uma banda anterior chamada Maybees - e dedicada exclusivamente a músicas em inglês - eles trocaram de nome para trocar de idioma, mas não de estilo. O clima das músicas é alegre e amoroso, extremamente assimilável pelo público jovem. Na bagagem? Influências de Pato Fu, Beach Boys e, como já ficou comum nesta coluna, Beatles. O primeiro álbum deles foi o EP independente "Dois a Rodar", cheio de gracejos e recursos bacanas, mas pouco criativos. O primeiro cedê completo deles, "O Exercício das Pequenas Coisas", saiu no começo deste ano. E demonstra mais fôlego. Melhor uso do teclado (e do moog), mais ousadia nas guitarras de algumas canções (especialmente em "Kriptonita") e mais apuro no vocal de Vanessa Krongold. Não tarda muito, vai encher casas de shows e virar trilha de novela. Enquanto não vira, procure por "Melancolia" e "Esquece e Vai Sorrir".

O que foi? Desânimo? Não conseguiu assistir nenhum dos 8 shows do Placebo espalhados pelo país? Eu compartilho o seu desânimo, mas isso não é razão para se abater. A vida continua. Novas bandas sempre aparecem por aqui.


Três acordes: Ih, vazou!

*Quer ouvir as músicas do "Make Believe", futuro-lançamento do Weezer? Ah, é só vasculhar pela rede. Além da já bacana "Beverly Hills", todas as outras 11 faixas encontraram seu caminho (clandestino) ao grande público. Oficialmente, o trabalho chega às lojas no dia 10 de maio.

*Como já estava ficando difícil manter as músicas do cedê "With Teeth" em segredo, Trent Reznor mandou tudo para as cucuias, ou melhor, para a internet. Clicando neste link esperto você terá acesso ao álbum completo. Isso mesmo, inteirinho, uma semana antes do lançamento. O impecílio é que não dá para ouvir as faixas separadamente. Coisas de Reznor. divulgação

*Se você quer ouvir um pouco do novo álbum do Oasis (que, tudo indica, vai ser igual a todos os outros), ele está aqui, ali e em todo o lugar. As músicas do "Don't Believe The Truth" ganharam a rede há alguns dias, entre elas "Lyla", "The Meaning of Soul" e "Let There Be Love", que merecem uma escutada. Em especial a última, primeiro dueto dos irmãos Gallagher. Vá decorando as letras, os ingleses prometeram show no Brasil na próxima turnê.

Prestigie o novo rock nacional clicando em Gram, Cachorro Grande e Ludov. Os sites são cheios de materiais para ver, ler e ouvir.







*Alberto Cataldi, 20 anos, é paulista, estudante e estagiário de jornalismo. Aprendeu a gostar de música com o U2, de cinema com De Volta Para o Futuro e de literatura com quadrinhos do Batman. Escreve na Wooz sobre música e cultura pop, e acha isso muito divertido. Não gosta de fazer listas de coisas preferidas, porque sempre esquece alguma importante, e isso o deixa transtornado.