:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Eliana Caminada
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     COLUNA POP-UP

15/07/05


Dá-lhe shows!


Por Alberto Cataldi*

divulgação Duas semanas sem Pop-up? Pode isso?! Ah, pode. A coluna não foi a ar semana passada por problemas logísticos, mas volta gorducha. E cheia de boas notícias. São tantos shows gringos pelos próximos meses que o segundo semestre vai parecer um grande festival.

As datas do Tim Festival estão fechadas, e algumas das bandas convidadas já foram divulgadas. O evento acontece dos dias 21 a 23 de outubro no Rio de Janeiro. Pode ser que uma versão de bolso aconteça em São Paulo, mas não há nada confirmado. Certa é a apresentação da banda country/rock Kings of Leon (que lançou um dos melhores cedês deste ano, "Aha Shake Heartbrake") e, é claro, Strokes, que merecem um parágrafo à parte.

divulgação A banda de Nova York que inaugurou a geração Napster vai se apresentar no Tim Festival e em mais alguns lugares do Brasil (provavelmente São Paulo, mas nada é certo ainda). Espere por performances empolgadas, pois eles estão há um ano em estúdio fazendo o cedê novo, sem tocarem para o público.

O Curitiba Rock Festival (que já foi "Pop Festival") deste ano traz 15 bandas bacanudas. A maior delas, claro, é o Weezer. Reis do indie-pop-rock, eles vêm com a turnê do álbum "Make Believe", deste ano. O CRF acontece nos dias 24 e 25 de agosto na Pedreira Paulo Lemisnki... em Curitiba... claro...

divulgação Já o Moby vai trazer um de seus shows/raves/performances para várias cidades do país. A turnê é do álbum "Hotel", deste ano. Diferente do que o público do Skol Beats está acostumado, a apresentação do Dj Moby é ao vivo, com guitarras, bateria, baixo, samplers e tudo mais. As datas são assim, 16/09 no Espaço das América, em São Paulo; dia 17/09 no Riocentro, Rio de Janeiro; dia 19/09 no Espaço Condor, Porto Alegre e dia 21/09 no Marista Hall, Belo Horizonte.

Tem, ainda, o show da Avril Lavigne no Pacaembú. Mas nesse caso você vai ter que procurar as informações por conta própria, porque eu me recuso...

O Campari Rock, em São Paulo, vai desenterrar uma daquelas relíquias do rock. O MC5 se apresenta resgatando o bom e velho punk setentista de Detroit. Tem também o The Kills, sensação do Velho Mundo. O festival vai de 8 a 14 de agosto e também tem bandas nacionais, como Cansei de Ser Sexy e Forgotten Boys.

Outro com datas definidas é o Claro Que é Rock. Vai acontecer simultaneamente no Rio e em São Paulo nos dias 19 e 20 de novembro. Os nomes participantes serão definidos pelas próximas semanas.

São várias as outras bandas confirmadas para vir ao país. E, no campo dos boatos, também tem o Oasis, com rumores para aparecer aqui em novembro, antes de partirem para a Austrália. A esta altura, tudo pode acontecer.

Falando em iPod...

Eu não sei com você, mas para todo lugar que eu olho, vejo pessoas com fones-de-ouvido brancos. O tempo todo, em qualquer lugar. E tem alguns que nem tiram. Para nada! Fica difícil saber se a pessoa está fazendo que "sim" com a cabeça por causa do que eu estou falando, ou porque está ouvindo "Take Me Out", do Franz Ferdinand.


Três acordes: Visionários do rock

Os acordes desta semana vêm conceituais. Não são todos, nem os melhores. Apenas três bons exemplos recentes daqueles além de seu tempo. E Beatles não vale.

divulgação @ Devo - Melhor exemplo de grupo que estava além de qualquer referência em sua época. Seja nas músicas eletrônico-elétricas, nas letras "devolucionistas" (o contrário de evolucionistas, daí o nome da banda), nas performances de palco, no visual. Chegou muito antes na era da informatização musical, que só ficou popular com o New Order muito depois do primeiro álbum do Devo ("Are We Not Men?", de 1978). Eles também inauguraram a era do videoclipe, que explodiu nos anos 80 e hoje já faz parte do planejamento de carreira de qualquer artista. Procure pelas canções "Time Out For Fun", "Whip It" e " (I Can't Get No) Satisfaction". Em tempo: o Devo ainda existe e faz aparições ocasionais. Influenciou: New Order, B52's, Nirvana, Foo Fighters.

divulgação @ Nine Inch Nails - Embora o primeiro álbum da banda de Trent Reznor, "Pretty Hate Machine", tenha saído em 89, o som pesado e climático só foi absorvido pelo grande público na segunda metade dos anos 90, através das músicas do Marilyn Mason e misturas do Linkin Park. Reznor avançou tanto em temáticas pessoais quando na sonoridade artificial e suja. Seu estilo ganhou a alcunha de Rock Industrial, que até hoje não sabemos bem o que é, e vai sendo entendida aos poucos. Escute "We're In This Togheter", "Closer" e "Hurt" Influenciou: Marilyn Mason, Deftones, Ministry, Linkin Park.

divulgação @ Radiohead - A última banda visionária registrada. Diferente das duas anteriores, o Radiohead demorou para avançar. Isso porque os primeiros dois álbuns, apesar de muito bons, não eram geniais. Foi só com "Ok Computer", de 1997, que a coisa mudou. Computadores, variações, misturas de músicas carregadas de elementos com outras mais nuas. Uma verdadeira montanha russa experimental. Há quem diga que o nome do cedê tem uma vírgula escondida, como se fosse "Ok, computer", ou seja, "ok, computador, você venceu...". Embora influenciem um monte de gente, eles ainda surpreendem. A prova é o último álbum, "Hail to The Thief", de 2003, que mistura baladas de violão com músicas inteiramente feitas em computador. Muita gente não entendeu, e mesmo assim aplaudiu. Algo me diz que o próximo passo da evolução musical não vai surgir até que o Radiohead seja devidamente digerido. Influenciou: Muse, Coldplay, Keane, ...

E acaba por aqui, que esta semana a coluna tem bandas até demais. Mais novidades na sexta-feria que vem.

Os links da semana seguem abaixo:
Curitiba Rock Festival
Campari Rock
Devo
Nine Inch Nails
Radiohead

Concorda? Discorda? Adora? Odeia? Acha engraçado? Mande uma mensagem.





*Alberto Cataldi, 20 anos, é paulista, estudante e estagiário de jornalismo. Aprendeu a gostar de música com o U2, de cinema com De Volta Para o Futuro e de literatura com quadrinhos do Batman. Escreve na Wooz sobre música e cultura pop, e acha isso muito divertido. Não gosta de fazer listas de coisas preferidas, porque sempre esquece alguma importante, e isso o deixa transtornado.