:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     CULTURA

Revista Palmares

FCP lança revista literária em Salvador

O dia 14 de setembro, foi uma data festiva para toda a comunidade afro-brasileira, em especial a comunidade negra da Bahia. O Palácio da Aclamação sediou o lançamento oficial de mais um veículo de comunicação e divulgação da literatura afro-brasileira: o primeiro número da Revista PALMARES – CULTURA AFRO-BRASILEIRA.

Na ocasião, a FCP também apresentou a programação do seu 17º aniversário. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, e os dirigentes da Palmares lançaram, ainda, o Festival África-Brasil, evento que irá reunir em Salvador, artistas brasileiros e africanos em espetáculos musicais e outras expressões artísticas.

Acompanhado pelo presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Ubiratan Castro de Araújo, o ministro Gil recebeu o governador da Bahia, Paulo Souto; o prefeito de Salvador, João Henrique Barradas Carneiro; o representante no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Carlos Lopes; além de artistas, representantes do movimento negro, secretários de estado e municipais e outras autoridades.

Idéias, Ancestralidade, Pérolas Negras, entre outros....

Resultado de meses de trabalho, a publicação chega ao mercado editorial com 96 páginas, dividida em nove editorias, ensaio visual em cores e uma proposta inovadora: integrar os diversos estilos literários com diversidade de idéias e palavras.

A principal chamada da primeira edição da Revista PALMARES – CULTURA AFRO-BRASILEIRA dá destaque para uma reflexão sobre a cultura brasileira, com textos de Gilberto Gil, Joel Rufino dos Santos e Marco Aurélio Luz.

A artista plástica Goya Lopes abrilhanta as páginas centrais da publicação com o ensaio visual A Ancestralidade. Produzido pelo fotógrafo J.J.Caju, Goya Lopes apresenta ao leitor, nas duas páginas centrais da revista, imagens coloridas do painel Ancestralidade, exposto no saguão de entrada da Fundação Cultural Palmares, em Brasília. O senador Abdias do Nascimento, ícone da mobilização pela igualdade racial no país é o homenageado na seção Pérolas Negras, bem como na capa da revista, quando da exposição Abdias do Nascimento 90 anos, apresentada este ano nas principais capitais brasileiras.

A publicação ainda traz textos, poesias, ensaios, contos depoimentos de Leci Brandão, Cuti, Fábio Lima, Jussara Santos, Maria Helena Vargas da Silveira, Inaldete Pinheiro de Andrade, Sônia Rosa, Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, Nadir Nóbrega Oliveira, Paula Cristina da Silva Barreto, Celso Prudente, Raul Lody, Fabiana de Lima Peixoto, Ione Jovino da Silva, Carlos Lopes, Andréia Lisboa de Souza, Oliveira Silveira, Oubí Inaê Kibuko, José Carlos Limeira, Carlos de Assumpção, Cristiane Pereira, Dilmar Durães, Landê Onowale, Esmeralda Ribeiro, Creuza Miranda Silva, Ronald Augusto, Edimilson de Almeida, França, Mãe Beata de Iemonjá e Ubiratan Castro de Araújo.


Leia, também, o artigo A Revista PALMARES, por seu editor-chefe.

Informações: (61) 3424-0165 ou assecom@palmares.gov.br

(Oscar Henrique Cardoso)
(Fonte: Ascom/FCP)