:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     CULTURA

MinC apóia The Brazilian Art Project

Projeto criará uma rede mundial para a difusão da arte contemporânea brasileira pela Europa

No mês de maio, o Ministério da Cultura e o Instituto Geneses começam as atividades do The Brazilian Art Project (BAP). O projeto, que visa promover e valorizar a arte contemporânea brasileira no mercado mundial, captou recursos com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. O objetivo do BAP é desenvolver estrutura para mapear o mercado nacional de artes visuais, a fim de dar suporte a todas as atividades, incluindo exposições internacionais. São parceiros operacionais do BAP, o MinC, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e a Funarte, o Ministério das Relações Exteriores, o Hans Deutsch Foundation, Le Centre European de La Culture e o World-Art-Forum.

O BAP obteve mais de 50% dos recursos necessários para a sua implantação e terá investimentos europeus. Para os próximos dias, é esperada a conclusão das negociações da contrapartida brasileira, que virá por intermédio dos ministérios da Cultura, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, bem como da iniciativa privada.

Também colaboram com recursos a Fundação Ludwig (Alemanha), instituto líder de opinião no mercado de artes da Europa, além do apoio de outras importantes instituições européias, como Le Centre European de La Culture, Hans Deutsch Foundation, entre outros.

No dia 18 de junho, será inaugurada uma mostra inédita de fotografia brasileira no museu-sede da Fundação Ludwig, em Koblenz, Alemanha. Financiada pela própria Fundação Ludwig, a exposição "Faces do Brasil" será baseada no acervo do diplomata e colecionador Joaquim Paiva, com curadoria de Carlos Leal, e reunirá cerca de 200 fotografias, assinadas por 50 fotógrafos diferentes. Também serão realizados, à época, leilões de gravuras, fotografias e artesanato brasileiros, com renda revertida para o ARThelp, iniciativa do BAP que apoiará projetos sociais ligados à arte.

Em agosto, acontece o lançamento oficial do projeto na Europa, com uma exposição também na sede da Fundação Ludwig. Os participantes do Conselho de Curadores do BAP já estão trabalhando para definir a composição desta mostra, que depois segue roteiro itinerante entre os diversos museus associados e parceiros.


Atividades do BAP

Uma grande cadeia de museus em vários países está se formando para receber as mostras idealizadas e produzidas pelo Projeto - já existem negociações com a Áustria, Hungria, China, Espanha, Rússia e Estados Unidos. Dessa forma, surgirá uma rede mundial de promoção da arte brasileira contemporânea sem precedentes.

Em Belmont, na Suíça, será criado o primeiro museu estrangeiro totalmente dedicado à arte contemporânea brasileira. E o projeto também participará das atividades do Ano do Brasil na França.


Informações sobre o projeto: www.institutogenesis.org.br e (11) 3816-0433.


(Marcelo Lucena)
(Fonte: Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura)