:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     CULTURA

Projeto Sexta de Arte

Organizada pela primeira turma de produção cultural da Escola de Música da UFPA, a terceira edição do projeto Sexta de Arte acontecerá dia 03 de junho, e terá como temática: "Patrimônio Imaterial", o projeto terá como convidados o Prof. João de Jesus e a Marujada de S. Benedito de Bragança.

Segundo a produtora de eventos culturais e professora do curso de produção cultural da Emufpa, Carmen Ribas, esta edição é particularmente importante para os alunos da escola, pois, a vinda da marujada traz o contato com esse recorte da cultura paraense tão peculiar e genuinamente popular, ao mesmo tempo em que é um exercício prático do que os alunos do curso de produção estão desenvolvendo.

A Marujada Bragantina é um auto dramatizado, onde predomina o canto sobre a dança. Há uma origem comum entre a Marujada de Bragança e a Irmandade de São Benedito. Quando os senhores brancos atenderam ao pedido de seus escravos para a organização de uma Irmandade, foi realizada a primeira festa em louvor a São Benedito. Em sinal de reconhecimento, os negros foram dançar de casa em casa para agradecer a seus benfeitores.

A Marujada é constituída quase exclusivamente por mulheres, cabendo a estas a direção e a organização. Os homens são tocadores ou simplesmente acompanhantes. Não há número limitado de marujas, nem tão pouco há papéis a desempenhar. Nem uma só palavra é articulada, falada ou cantada como auto ou como argumentação. Não há dramatização de qualquer feito marítimo.

Idealizado para promover a criação de espaços de vivência cultural para os alunos da Escola de Música e para comunidade em geral, o Projeto Sexta de Arte, que acontece toda primeira sexta-feira do mês, entra no seu quarto ano buscando fôlego nas raízes paraenses. A apresentação do grupo de marujada de Bragança é uma tentativa de aproximar estudantes e amantes da arte e dos movimentos culturais com a temática. Para dar uma abordagem mais acadêmica sobre a Marujada enquanto movimento cultural o professor João de Jesus Paes Loureiro é o convidado para falar no encontro.


O Projeto Sexta de Arte acontece no dia 03 de Junho às 18hs no Memorial dos Povos (av. Governador José Malcher s/nº, entre av. Assis de Vasconcelos e Tv. Beijamin Constant, Belém - PA). Entrada Franca.


divulgação



Mais informações no site www.ufpa.br