:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     CULTURA

Encontro Internacional África-Brasil

O Encontro Internacional África Brasil tem como objetivo promover um programa internacional de estudos entre jornalistas, comunicadores, pesquisadores, educadores, lideranças políticas e agentes culturais sobre os desafios que as questões relacionadas à etnia e à raça apresentam para a mídia e os processos de comunicação, na África e no Brasil. Além de promover relatos de experiências e análises de natureza antropológica, política e cultural, o encontro destina-se à celebração de compromissos para a implementação de ações coletivas e de políticas públicas voltadas à igualdade racial, envolvendo jornalistas e agentes culturais da América Latina e África. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 01 de setembro de 2005.


Programação

12|10|2005, quarta-feira

8h30
Credenciamento

9h30
Abertura oficial e acolhida aos jornalistas africanos. Apresentação do Coral dos Refugiados, do SESC Carmo.

10h30
Mesa-redonda
Etnia e Desenvolvimento Humano (IDH)
Os índices de desenvolvimento humano apontam, no Brasil, para uma situação de desfavorecimento de algumas etnias em relação a outras. A mesa traduzirá esses índices, apresentando suas metodologias, seus reflexos para o conjunto da população, bem como seu papel e relação com a formulação e implementação de políticas públicas afirmativas.

14h30
Painéis
Etnia e Cultura
Painéis simultâneos nos quais serão levantadas questões referentes à interface entre: Cultura, Etnia e Mobilização Social; Arte, Cultura e Identidade; Cultura e Religião; Cultura e Educação

20h
Apresentação do grupo Grupo Okun de Cultura Afro-Brasileira
no espaço da FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação


13|10|2005, quinta-feira

9h30
Mesa-redonda
Mídia, Cultura e a Questão Racial
A mesa fará um diagnóstico de como a questão racial, presente na cultura, é tratada pela mídia, seja pelo artifício da invisibilidade 'quando é sistematicamente ignorada', seja pela referência constante a estereótipos.

14h30
Painéis
Comunicação e questões raciais
Painéis simultâneos que levantarão questões referentes à interface entre os meios de comunicação e as questões raciais, contemplando as áreas de jornalismo, cinema, televisão, rádio e de publicidade.

17h30
Mostra de filmes e documentários afro-brasileiros


14|10|2005, sexta-feira

9h30
Mesa-redonda
Políticas de Ações Afirmativas
A mesa discutirá as políticas afirmativas de inclusão das etnias, enfocando sua amplitude, bem como contextualizando-as no cenário mundial. Serão analisadas experiências de ações afirmativas que alcançam legitimidade social a priori, bem como casos em que a insipiência e fragilidade do discurso sobre o tema impedem sua efetiva implementação.

14h
Mesa-redonda
Propostas de Cooperação entre Brasil e África
A mesa avançará na discussão de propostas de cooperação entre o Brasil e países africanos levando em consideração que, apesar dos vínculos culturais e históricos que os unem, nossos países inserem-se em uma ordem comunicativa que, ainda hoje, privilegia as relações entre o Norte/Sul (metrópoles X ex-colônias), mantendo em segundo plano as mútuas relações de solidariedade e cooperação. Trata-se portanto, de avançar na discussão sobre mecanismos facilitadores de uma maior aproximação Sul/Sul.

16h30
Plenária
Apresentação e aprovação do documento de compromissos

17h
Encerramento do Encontro



Mais informações

SESC Vila Mariana

Central de Atendimento
Rua Pelotas, 141
Vila Mariana – São Paulo
conferencias@vilamariana.sescsp.org.br