:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     CULTURA

O Auto do Círio 2005

Lançamento do Projeto com Anunciação Performática

A UFPA estará lançando no próximo dia 18 de Junho, sábado às 19h, no Núcleo de Artes da UFPA, o projeto O Auto do Círio 2005, aberto à comunidade com entrada franca. O lançamento oficial marca o redimensionamento do projeto dentro da academia e da cidade de Belém.

Desde 2003, com a celebração dos 10 anos, o Auto do Círio sedimentou o seu fazer na cidade, ganhando projeção nacional e adesão de importantes artistas da cena brasileira. O espetáculo, que reúne mais de quinhentos artistas numa bela homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, foi registrado em 2004 pelo IPHAN como Bem Imaterial Associado ao Círio de Nazaré. Com o crescimento do espetáculo e a surpreendente aceitação popular – em 2004 com um público de mais de 5.000 pessoas – o projeto ganhou maior dimensão dentro e fora da UFPA. A partir deste ano, como Projeto de Extensão Universitária, além do núcleo de oficinas das diversas linguagens artísticas que se desenvolverão por todo o ano e culminação no espetáculo, o projeto passa a contemplar três núcleos de estudos e pesquisa que compõem o Seminário: A Espetacularidade no Círio de Nazaré, no período de 13 a 15 de setembro de 2005.

1. Estudos do Círio de Nazaré – Coordenação da Profa. Dra. Larissa Latif
2. Encenação de Rua – Coordenação do Prof. Msc. Rodriguez Neto
3. Carnaval e Performance – Coordenação do Prof. Msc. Miguel Santa Brígida.

Com a coordenação geral de Miguel Santa Brígida, esses núcleos pretendem dinamizar ainda mais a pesquisa na UFPA, no “tripé acadêmico” de ensino, pesquisa e extensão e a partir da inserção cultural do Auto do Círio na cidade.

No lançamento, serão explicados o funcionamento dos núcleos para a comunidade, apresentação do vídeo da versão 2004, exposição de fotos, bem como o anúncio dos artistas convidados para a encenação de 2005. Culminando à noite será apresentada a Anunciação Performática “O Auto do Círio 2005”, resultado do Curso de Extensão “O Corpo, a Performance e a Rua na Cena Contemporânea”. A performance usa a arquitetura e a ambientação da própria Praça da República. Em estrutura de cortejo, 15 atores investigam a linguagem da performance como de intervenção nas ruas da cidade, a partir do imaginário corporal, religioso e carnavalesco do Círio de Nazaré.



Serviço
Auto do Círio 2005
Quando:
18 de junho de 2005
Sábado às 19 horas
Onde: Praça da República/Núcleo de Artes, Belém - PA
Contato: Wania Contente – (91)8137.4525 / (91)3241.5801/ (91)3241.8369 e
Miguel Santa Brígida – (91)9981.3378(91)3248.7647

Mais informações no site www.ufpa.br