:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     CINEMA

15º Festival Videobrasil
apresenta os 130 trabalhos selecionados


Escolhidos entre 652 obras de 41 países, os vídeos farão parte da mostra competitiva Panoramas do Sul, em setembro

Realizado há 23 anos pela Associação Cultural Videobrasil, o Videobrasil foi o festival pioneiro em difundir os trabalhos do "circuito sul", do qual fazem parte produções da América Latina, Caribe, Europa Oriental, África, Ásia, Oriente Médio e Austrália. A comissão de seleção do 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, que acontece este ano, selecionou os 130 trabalhos em vídeo, CD, DVD-ROM e web que integrarão a mostra competitiva Panoramas do Sul de 6 a 25 de setembro, no SESC Pompéia.

Selecionados entre 652 obras, estes trabalhos revelam a riqueza da produção de cerca de 41 países, com produções marcadas pelo compromisso com a pesquisa e pela liberdade no uso das linguagens eletrônicas. Para contemplar a heterogeneidade desse painel, a mostra competitiva se divide em três recortes: Estado da Arte reúne exemplos de maturidade artística no uso das mídias eletrônicas; Investigações Contemporâneas, obras que testam conceitos de forma instigante; e Novos Vetores, os primeiros insights de autores nascidos depois de 1975. Para cada segmento, o festival concederá um prêmio em dinheiro e um prêmio residência em uma instituição na Europa ou no Brasil.

Ao dividir os trabalhos em eixos, o conselho do Festival tentou contemplar a complexidade da seleção, dando lugar a produções nascidas de intenções diversas ou de estágios diferentes de amadurecimento. "Depois de passar anos batalhando para demarcar um território, os realizadores de vídeo descobrem a liberdade de ir e vir entre linguagens características do meio", diz Solange Farkas, curadora do Festival e diretora da Associação.

Conheça mais | Associação Cultural Videobrasil www.videobrasil.org.br.


O festival

O Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil completou, em 2003, vinte anos de existência. Desde sua primeira edição, o Festival tem procurado acompanhar a produção nacional e propiciar reflexões sobre o impacto das novas produções artísticas ligadas ao vídeo e à TV.

Entre 1983 e 1990, o Festival foi realizado anualmente e direcionado essencialmente para a produção nacional. A partir de 1992, as edições bienais passaram a ter caráter internacional, com a mostra competitiva focada no hemisfério sul, e uma programação paralela que inclui mostras, debates e exposições com artistas, teóricos e curadores de todo o mundo.

Nas últimas edições do Festival duas mudanças importantes ocorreram: a mostra competitiva passou a incluir trabalhos realizados para a internet e CD-ROM, e a programação do Festival, instalações, assim como uma diversificada programação de performances.


Mais informações no site www.videobrasil.org.br