:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     CINEMA

Rede Audiovisual do Nordeste dos Pontos de Cultura

Formação definitiva está prestes a ser concretizada

A formação definitiva da Rede Audiovisual do Nordeste dos Pontos de Cultura está prestes a ser concretizada. Durante a realização da 29ª edição do Guarnicê – Festival de Cinema do Maranhão –, os representantes dos Pontos de Cultura, Associações Brasileiras de Documentaristas (ABDs), Cineclubes, Associação Nordestina de Cineastas e Núcleos Digitais do Programa Olhar Brasil, do Ministério da Cultura, se reúnem no Hotel Abeville, na quarta-feira, 14 de junho, às 10h, para fechar uma rodada de discussões que vão sustentar as propostas de ação do grupo.

A RANPC terá como objetivo convergir interesses comuns e definir estratégias e realizações em conjunto para democratizar a produção, difusão e exibição dos Pontos de Cultura ligados à linguagem audiovisual, no Nordeste, agregando também os cineclubes, ABDs e Associação Nordestina de Cineastas.

Essa articulação da sociedade civil - que tem a Regional Nordeste do MinC como parte integrante do processo de formação - visa criar o primeiro acervo audiovisual fora do eixo Rio – São Paulo para atender as demandas regionais, estimular a circulação e exibição das realizações audiovisuais dos Pontos de Cultura em encontros estaduais e regionais, articular projetos de exibição itinerantes e buscar a manutenção do programa Cultura Viva, de forma que este seja considerado uma ação permantente incluída no Orçamento da União.

A idéia da criação de uma rede audiovisual para a região surgiu ainda em 2005 e tomou forma durante a TEIA – Mostra de Cultura e Economia Solidária, realizada em abril, em São Paulo. Vários Pontos de Cultura do seguimento audiovisual e cultural se uniram, cada um com seu projeto de intervenções audiovisuais urbanas e rurais, no intuito de desenvolver um projeto em rede voltado para integração do Nordeste.


Assessoria de Comunicação: (81) 3424-7611 ou 5991.

(Maíra Brandão/Marta Kümmer)
(Representação Regional NE do MinC)


Fonte: www.cultura.gov.br