:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor


Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     CINEMA

A DONA DA HISTÓRIA

Valmir Junior*

"E se?"... Todos já chegaram a considerar as possibilidades que nossas vidas poderiam ter tomado. "E se tivesse feito isso? Como minha vida seria?", pensamos. Pois bem, com o perdão do trocadilho, e se tivéssemos a chance de nos encontrarmos com nós mesmos no passado e dizer-lhes o que aconteceu e pudéssemos mudar esse destino?

Esse é o fio condutor de "A Dona da História". A bailarina Carolina se encontra no auge da vida, casada com o seu primeiro amor, mãe de 4 filhos e... cansada. Cansada da vida que se passou, Carolina decide se separar. E é então que se depara consigo mesma, quando era jovem, no banheiro, e ela mesma vendo no que iria se transformar com o passar dos anos decide tomar uma atitude. É aí que vemos o passado influenciando no futuro que influencia no passado. Complicou?

Mas no filme é mais fácil de entender. Daniel Filho acertou a mão e, ao invés de investir no cinema televisionado, no maior estilo "Olga" de filmagem, fez um filme de verdade, calcado em ritmo, música, interpretação, fotografia e criatividade. O roteiro é oriundo da peça homônima de João Falcão, estrelada também por Marieta Severo. Trocam as Carolinas jovens. Sai Andréa Beltrão e entra Débora Falabella. E entram Rodrigo Santoro, Antônio Fagundes, Fernanda Lima... Mas o surpreendente é como foi transformada uma peça com duas atrizes num filme esperto e despretensioso.

Pois é o tom de comédia leve, aquele que todos conhecem, que permeia a trama e conta com atuações cativantes de Débora Falabella e obviamente, Marieta Severo. Rodrigo Santoro e Antônio Fagundes dão o apoio ideal às protagonistas e o restante do elenco executa o trabalho muito bem, inclusive a iniciante Fernanda Lima.

Resta a nós sentarmos na poltrona do cinema e nos deixarmos levar. E ao sairmos da sala, pensarmos com mais carinho o que vai ser do nosso futuro. Porque ele merece e - obviamente - nós também.


A Dona da História (2004) - Dir.: Daniel Filho. Elenco: Marieta Severo, Débora Falabella, Antônio Fagundes, Rodrigo Santoro, Fernanda Lima, Giulia Gam, Daniel de Oliveira, Bianca Byington e outros. Estreiou em 1o de outubro.



*Valmir Junior
"Paulista, 23 anos, virginiano e doido por chocolate. Esse é Valmir Junior, um ator amador (ou amador ator?), fã de teatro (claro), filmes, exposições e outros assuntos relacionados à Arte (além de ser um bom garfo também). É a primeira vez que resenha para um site e dá medo nele, mas o desafio já foi aceito, então: "Merda!!!" (Não levem a mal! É "Boa Sorte" no Teatro)."