:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     CINEMA

Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa - CINEPORT


Com realização anual a partir de 2005, o Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa - CINEPORT acontecerá a cada dois anos no Brasil, revezando sua sede nos outros anos com Portugal e uma das nações de língua oficial portuguesa do Continente Africano. Instituído pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o Festival tem como objetivo integrar o mercado cinematográfico e promover os filmes realizados em português e em dialetos falados nessas nações.

O CINEPORT irá conceder três tipos de Troféu: Andorinha, Andorinha Digital e Humberto Mauro. Eles serão conferidos às produções dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Para selecionar as realizações e conceder o Troféu Andorinha, na modalidade 35mm, foi criada a Confraria do Cinema, formada por profissionais da área, que atua nos países de língua oficial portuguesa. O lançamento oficial do CINEPORT e a instalação da Confraria aconteceu no dia 27 de agosto de 2004, em cerimônia realizada no Centro Cultural Humberto Mauro, na cidade de Cataguases. Para o Andorinha Digital será primeiro constituída uma comissão de seleção indicada pela Comissão Executiva do Festival. A seguir, um júri composto por três membros elegerá os vencedores. O Troféu Humberto Mauro será outorgado pela Comissão Executiva do Festival e contemplará a cada ano três personalidades de destaque nas cinematografias abrangidas pelo CINEPORT.

Os filmes vencedores participarão de uma mostra itinerante, que será exibida nos países participantes do Festival CINEPORT.


Contagem regressiva

Oitenta e seis filmes, seis exposições, dez shows, desfile de escola de samba, teatro, dança, literatura, gastronomia, oficinas, debates, troca de informações, de experiências, presença de artistas, diretores, escritores, autoridades e visitantes circulando pelas ruas da cidade. O I Festival CINEPORT está chegando e Cataguases já respira cinema.

No dia 1° de junho, quarta-feira, a festa começa com a inauguração do “Cine Roça”, um empório de produtos artesanais mineiros e de outros alusivos ao cinema. A loja, que irá funcionar no 1.º piso do Museu da Eletricidade (Av. Astolfo Dutra, 41), ficará aberta todos os dias até meia-noite.

Já no 2.º piso do Museu estará sendo aberta a exposição de fotografia “A Turma da Pesada”, com fotos de bastidores de sets de filmagens feitas por diversos fotógrafos que atuam no cinema. O acervo é do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica – STIC. Ainda no Museu, no Anfiteatro Ivan Müller Botelho, exibição de curtas-metragens de Humberto Mauro, da Série Brasilianas.

No Edgar Cine-Teatro, a pré-estréia em Minas Gerais do filme “Garrincha-Estrela Solitária”, com a presença do diretor Milton Alencar e do produtor Jorge Moreno. Após a sessão, abertura do restaurante “Cinema com Angu”, que irá funcionar no Clube Social (Praça Rui Barbosa, 174 – 2.º piso) apenas durante o CINEPORT, servindo comida típica dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP.

Encerrando a primeira noite do CINEPORT, show de jazz com o baixista Dudu Lima e Banda, também no Clube Social. Isso tudo apenas no primeiro dia. Muito coisa ainda vai rolar até o encerramento no dia 12 de junho.



Serviço
Cineport - Festrival de Cinema de Países de Língua Portuguesa

Data: de 01 a 12 de junho
Cataguases - MG


Mais informações acesse o site www.festivalcineport.com