:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     ARTES VISUAIS

V Semana dos Museus da USP
Ações afirmativas em museus: educar e preservar


A Universidade de São Paulo, desde 1997, dedica uma semana para debates e intercâmbio de experiências sobres questões museológicas, procurando aproximar estudantes e profissionais interessados no desenvolvimento dos museus.

Nesta V Semana dos Museus da USP, o tema proposto é “Ações Afirmativas em Museus: educar e preservar” e será abordado em mesas-redondas, palestras, grupos de trabalho, comunicações e painéis.

Este evento abrigará, também, o Seminário de Avaliação do Programa de Apoio a Museus Brasileiros da VITAE, com o propósito de fazer um balanço sobre a contribuição deste programa no cenário museológico brasileiro.

Inclusão Social
Pretende-se discutir os desafios que as instituições museológicas têm enfrentado no sentido de possibilitar a acessibilidade no que se refere aos seus espaços e aos temas abordados em suas exposições e nas estratégias dos projetos educativo-culturais. Da mesma forma, serão tratadas as questões inerentes à ausência de algumas expressões culturais nos acervos museológicos.

Processo Curatorial
Este tema será abordado a partir da consideração sobre as especializações propiciadas pelas etapas dos processos curatoriais, que têm segmentado as referências patrimoniais em distintas tipologias de museus, separando os sentidos e significados da herança patrimonial, fragmentando os caminhos da fruição museológica e possibilitando diferentes entendimentos sobre as mesmas coleções.

O Papel da Pesquisa
A questão da pesquisa deverá ser enfocada no que diz respeito aos acervos gerados em função dos processos de investigação e ensino universitários e os seus respectivos derivados museológicos, no que se refere aos compromissos de salvaguarda e comunicação.

Modelos de Gestão
Serão tratadas as reciprocidades entre os distintos modelos de gestão museológica, as especificidades das ações sistêmicas e em rede, as potencialidades de auto-sustentabilidade dos processos museológicos e, em especial, as metodologias de trabalho que aproximam as ações de gestão dos processos curatoriais.





Serviço
V Semana dos Museus da USP

Período : 09/03/2005 a 13/5/2005
Local : Anfiteatro Camargo Guarnieri - Cidade Universitária - Sâo Paulo - SP.
Clique aqui e confira a programação


Fonte: www.usp.br