:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     FOTOGRAFIA

ISTITUTO ITALIANO DI CULTURA DE SP
TRAZ MOSTRA FOTOGRÁFICA DE ROBERTA TUDISCO AO BRASIL
divulgação

Desde 1981, ano em que esteve pela primeira vez no topo do vulcão Etna (na região da Catânia - Sicília), a fotógrafa italiana Roberta Tudisco fez do local uma inesgotável fonte de inspiração. Seu trabalho, inédito no Brasil, será mostrado a partir de 20 de abril - com abertura para convidados, às 19h - na exposição "Earthmatters", no Centro Cultural São Paulo - Piso Verde. São mais de 70 imagens, que serão apresentadas gratuitamente ao público até 22 de maio.

Para o diretor do IICSP, Lillo Guarneri, a exposição vem ao encontro da proposta do Órgão Oficial do Governo Italiano na cidade. "Destacar imagens da Itália numa mostra como essa é ampliar o diálogo cultural entre nosso país e o Brasil no tocante da discussão da arte contemporânea", analisa.

Exposta em Nova York, "Earthmatters" tem a intenção de definir a natureza como "arte pura".

"O que se propõe é estimular pensamentos e levantar interrogações sobre o planeta por meio do contato físico e ambiental com a matéria da própria Terra e seus elementos, como o Vulcão Etna", diz. O ser humano não é retratado em momento algum, já que sua função na mostra é a de "ator", como aquele que interage fisicamente e emocionalmente com o percurso que a fotógrafa fez.

Roberta Tudisco - Inicia os estudos universitários com orientação etológica para poder tornar-se documentarista. Após algumas colaborações com vários editores e uma breve experiência no setor da publicidade em Milão, volta a residir em Catânia (Sicília), onde nasceu em 1965. Ao longo de alguns anos, trabalha como câmera para uma TV local.

Começa suas viagens "on the road" à procura da "Anima Mundi", retratando-a em suas reportagens peculiarmente descritivas do planeta. O Etna que a acolheu e acompanhou ao longo de grande parte de sua vida, torna-se sua obsessão e paixão central. Alcançando pela primeira vez em setembro de 1981 o pico do Etna, descobre que este vulcão é tão antigo quanto poderoso.

Istituto Italiano di Cultura - Órgão oficial do Governo italiano desde 1945, atualmente localizado na rua Frei Caneca, 1071, no bairro de Cerqueira César. Colabora com as instituições locais para o desenvolvimento da cooperação, para o intercâmbio entre os dois países, o que enaltece a riqueza cultural própria de cada um e enriquece os mais diversos campos do saber: desde a cultura artística até a cultura científico-tecnológica.


"EARTHMATTERS " - Mostra Fotográfica de Roberto Tudisco
GRÁTIS
De 20 de abril a 22 de maio de 2005
Terça a sexta-feira, das 10h às 20h;
Sábados, das 10h às 18h
Domingos, das 10 às 16h
Local : Centro Cultural São Paulo - Piso Verde
Rua Vergueiro, 1000 - (11) 3277- 3611 r. 221 - São Paulo - SP
Acesso para deficientes físicos, serviço de bar e restaurante.
Metrô Vergueiro

Realização e Patrocínio
Istituto Italiano di Cultura de São Paulo


Mais informações à imprensa
EDITOR - EDISON PAES DE MELO
Com Regis Motisuki e Sylvio Novelli
11 3824-4200 / www.editorweb.com.br
rmotisuki@editorweb.com.br; snovelli@editorweb.com.br


ASSESSORIA DE IMPRENSA - CCSP
Com Camile Rodrigues
11 3277-3611 r. 269/270/ imprensaccsp@prefeitura.sp.gov.br