:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     ARTES VISUAIS

"Herança dos Czares - Obras dos Museus do Kremlin de Moscou

O Museu de Arte Brasileira da FAAP realiza, pela primeira vez no Brasil e na América Latina, a exposição “Herança dos Czares - Obras dos Museus do Kremlin de Moscou”, que será aberta ao público a partir do dia 27 de abril de 2005.

A mostra apresenta uma valiosa seleção de objetos escolhidos nos vários museus do Kremlin de Moscou, alguns deles jamais exibidos além das fronteiras da Rússia.

Testemunhas da riqueza e do requinte das cortes dos Czares russos, as peças expostas são símbolos do poder da Dinastia dos Romanov, que liderou o Império Russo durante mais de trezentos anos, do século XVII ao início do século XX. Dentre elas estão os trajes da corte bordados com elaborados desenhos em fios de ouro, prata e seda, ornamentos e jóias com variedade de pedras preciosas e pérolas, assim como objetos de uso diário, como caixinhas para rapé enfeitadas com pérolas e diamantes, baixelas em ouro e prata delicadamente gravadas, que ostentam o luxo e a opulência da Corte dos Romanov. Além disso, a exposição reúne ícones raros, suntuosas vestimentas sacerdotais e objetos religiosos que atestam o importante papel da Igreja Ortodoxa junto aos Czares e à aristocracia russa.

O terceiro poder, o do Exército, também está representado na mostra por armas, uniformes ricamente bordados, condecorações e adereços usados para decoração dos cavalos reais nas paradas e procissões da Corte. Oriundos de várias épocas e com estilos diferentes, são obras que estão permanentemente expostas na Sala das Armas do Kremlin e que raramente foram mostradas fora da Rússia.

A peça mais importante e significativa da exposição é o Ovo criado por Carl Fabergé, oferecido pelo Czar Nicolau II à sua esposa Alexandra para celebrar a Páscoa no ano de 1913, comemorando o tricentenário do reinado contínuo da família Romanov.

A Páscoa é a festa mais importante no calendário da religião ortodoxa. A Ressurreição do Cristo é comemorada com ofertas de ovos, desde os mais simples, pintados com motivos tradicionais e folclóricos russos, até os mais elaborados, verdadeiras jóias, trabalhados em ouro, prata e outros materiais com pedras preciosas. São famosos os ovos de Páscoa do joalheiro Fabergé, provedor oficial da corte russa a partir de 1885.

O ovo criado em 1913 apresenta dezoito retratos em miniatura de todos os membros reinantes da Dinastia Romanov. Dentro dele gira um globo terrestre de ouro com um mapa mostrando as fronteiras da Rússia por ocasião da ascensão ao trono do primeiro Romanov, Mikhail Fyodorovich, em 1613, e durante o reinado de Nicolau II. O ano de 1913 marcou o apogeu do poder imperial na Rússia.




Serviço
Herança dos Czares - Obras dos Museus do Kremlin de Moscou

Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP
End: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Aberta para o público: de 27 de abril a 26 de junho de 2005
Horário: de terça a sexta, das 10h00 às 21h00
Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 18h00
Informações: (11) 3662.7198
Entrada Gratuita


Museu da Arte Brasileira da FAAP