:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Alberto Cataldi
Eliana Caminada
Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     ARTES VISUAIS

Maia Mena Barreto

A Luna Produções e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul apresenta:

PAISAGEM SUBMERSA

A artista plástica Maia Mena Barreto, inaugura nas Salas Negras do MARGS, dia 6 de Julho, uma Instalação. Esta exposição é composta de esculturas e luzes que recriam um universo de formas, cores e sons, que remetem às imagens submarinhas e das florestas. As obras são inspiradas nas formas de conchas, corais, peixes, recriando uma paisagem onírica, são formas orgânicas e coloridas que remetem à exuberância plástica da luz do fundo do mar nos trópicos.

As obras são modeladas em técnicas terracota ou mistas (em resina de poliéster, chapa de acrílico). Com total liberdade técnica Maia lança vôos em busca de uma expressão plástica, onde o contraste de materiais deixa em evidência questões de textura do leve/ pesado, do opaco/ transparente, da luz/ sombra que expressam as diversificidades deste universo interior.


Da Interatividade

Além da instalação, outra ação proposta é aproximar o público da artista. Para tanto, será disponibilizado aos interessados um encontro com a Maia no dia 13/7 às 16h, no auditório do MARGS e discutir a Instalação, seu processo de criação e outras percepções. Na seqüência, haverá uma visita à Instalação guiada pela artista. Será uma ocasião única e oportuna para conhecer um pouco mais desta artista gaúcha, engajada nas questões Educacionais, Ecológicas e Sociais do Brasil.


Currículo

Maia Mena Barreto - Natural de Porto Alegre, formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1991. Suas Principais Exposições Individuais são "INSTALASOM", no Museu Universitário da UFRGS em 1988; "VIDEOTAS" na Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre em 1995; "FEBO", na Art Gallery do Instituto Cultural Americano, Porto Alegre em 1999. As Principais Exposições Coletivas são:"SOLILÓQUIO" instalação multimídia nas Salas Negras do MARGS, Porto Alegre em 1987; "LEVIATÃ" escultura com técnica mista, em frente ao Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre em 1989; Artista selecionada para o "Salão do Jovem Artista, Porto Alegre 1996; "PAISAGENS" no Museu Ruth Schneider, Passo Fundo-RS em 2000". "MULHERES", na Galeria Via Lívia e XIV Exposição de Arte, na Sociedade Germânia, ambas em Porto Alegre, 2002; "TENTAÇÕES" na Galeria Casa Arte Canoas em 2003.


Ficha Técnica

Maia Mena Barreto

PAISAGEM SUBMERSA
Instalação de Artes Visuais


Abertura: 6/7/2006 às 19h nas Salas Negras do MARGS
Visitação: 7/7/2006 a 6/8/2006, de terças a domingos das 10h às 19h.
Encontro com a artista e visita guiada: 13/7/2006 às 16h no Auditório do MARGS
Realização: MARGS e Luna Produções Artísticas