:: institucional           :: projetos           :: serviços           :: sala de imprensa          :: parcerias          :: loja          :: contato     

CANAIS WOOZ

artigos
agenda cultural
artes visuais
cultura
cinema
dança
entrevistas
fotografia
internet
literatura
música
teatro
terceiro setor



Fernando Fogliano
Roseli Pereira
Valmir Junior



clique aqui e faça um cadastro para receber informações Wooz
     ARTES VISUAIS

BBC Brasil



Mostra leva 'Três Séculos de Arte Brasileira' à França

Por Daniela Fernandes
(enviada especial a Rouen)

O Museu de Belas Artes de Rouen, na França, apresenta até o dia 17 de julho a exposição Três Séculos de Arte Brasileira - A Coleção Beatriz e Mário Pimenta Camargo.

A coleção reúne 4 mil peças, acumuladas durante mais de 40 anos, e é considerada uma das mais representativas do período colonial brasileiro. São 350 peças, entre pinturas, pratarias, esculturas, porcelanas, móveis, livros, ilustrações e mapas.

O Museu de Belas Artes de Rouen possui em seu acervo permanente grandes nomes da pintura, como Caravaggio e mestres impressionistas.


:: Veja fotos dos destaques da exposição


A cidade de Rouen, onde Joana D'Arc foi queimada na fogueira, possui laços históricos com o Brasil.

Situada na região da Normandia, Roeun era o ponto de partida de navegadores franceses que viajavam, entre 1518 e 1575, ao Brasil Colônia. O comércio de pau-brasil foi intenso no porto de Rouen no período colonial.

Em Rouen também foi recriado, em 1550, um vilarejo brasileiro durante festividades para o rei Henrique 2º. Até índios tupinambá foram trazidos para o evento.